O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Bento Gonçalves ganhou o reforço de duas motolâncias. A entrega dos veículos ocorreu na tarde desta segunda-feira (9), com a presença de autoridades. A unidade será composta por técnico de enfermagem ou enfermeiro com habilitação para condução de motocicleta e todos os pré-requisitos determinados por nota técnica do Samu Estadual.
Um dos objetivos da utilização das motolâncias é reduzir o tempo de resposta em ocorrências clínicas ou traumáticas. A estimativa é de que chegada do veículo ocorra de três a cinco minutos antes da ambulância.
A coordenadora do Samu, Melissa Bonatto, salientou que, de 2020 para 2022, o serviço teve um aumento de 40% na demanda, representando cinco atendimentos a mais por dia.
— Os veículos sob duas rodas são uma importante alternativa para atender os casos de maior urgência e são essenciais para garantir que, em meio aos desafios diários como o trânsito, o paciente tenha o pré-atendimento, agilizando o processo de estabilização em casos graves. É importante ressaltar que a motolância de Bento Gonçalves já iniciará como suporte intermediário de vida, pois, nas duas motos que deslocarão para atendimento, sempre terá a presença de enfermeiro na equipe — explicou a profissional.
Os veículos foram adquiridos através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil, do deputado federal Covatti Filho, captada pelo vereador Valdemir Antônio Marini.