O Parque dos Pinheiros, em Farroupilha, recebe neste domingo (11) a 1ª edição da Minirrústica alusiva à diabete infantil. A partir de 9h, crianças, pré-adolescentes e adolescentes entre sete e 15 anos competem em provas que vão de 150 metros a 450 metros. De acordo com a organização, o objetivo do evento é conscientizar sobre o diabete infantil, utilizando o esporte como mensagem.
A ideia foi inspirada na Corrida para Vencer o Diabetes, de Porto Alegre. Os organizadores Neusa Pietta, o diretor do departamento de esportes de Farroupilha, Cilonei Monteiro, e a nutricionista materno-infantil Marieli Bresolin Tretto, quiseram trazer um olhar sobre como a doença também pode atingir crianças.
— Às vezes, as pessoas acham que diabetes só dá em adultos, mas pelo contrário, os casos infantis vêm crescendo muito. Para região é inédito. Tu traz o conhecimento, o esporte e o olhar ao diabetes — afirma Neusa, 44 anos, que é mãe de uma criança que tem diabetes.
As inscrições para a minirrústica são gratuitas e podem ser feitas no Parque dos Pinheiros, a partir de 8h15min de domingo, ou pelo e-mail dmd@farroupilha.rs.gov.br. A escola que mais levar e inscrever estudantes para o evento receberá um prêmio de R$ 300. As crianças que ficarem do 1º ao 7º lugar receberão medalhas.
No dia, a organização também realizará ações para que o público conheça mais sobre o diabetes infantil. As crianças menores de sete anos, inclusive, ganharão medalhas em formato de guitarra no dia, mesmo que não possam competir. A escolha da medalha é porque Elvis Presley tinha diabetes e, assim, simboliza como “a diabetes não tem cara”, como destaca Neusa.
As modalidades
Masculina
7 a 9 anos - 150 metros
10 a 12 anos - 250 metros
13 a 15 anos - 450 metros
Feminina
7 a 9 anos - 150 metros
10 a 12 anos - 250 metros
13 a 15 anos - 450 metros
A 1ª edição da Minirrústica alusiva à diabete infantil é organizada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude e pela Associação de Corredores de Farroupilha (Acorf).