A Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Sul emitiu alerta para forte tempestade que deve ocorrer na metade Norte do Estado, incluindo toda a Serra Gaúcha. A previsão é de chuva forte, com risco de queda de granizo e rajadas de vento que podem chegar aos 70km/h. A informação foi publicada no Twitter do órgão na tarde deste domingo (25).
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil da Serra, tenente coronel Sandro Gonçalves da Silva, o maior risco neste momento é queda de árvores e postes em função do vento forte. Ele explica que, como o alerta é para uma área muito grande, a chuva forte e o vento podem ocorrer em qualquer cidade, de forma pontual ou até não atingir nenhuma localidade de forma grave.
— A orientação é para as pessoas procurarem locais abrigados e não ficarem na rua, embaixo de árvores e postes. Neste momento, o risco maior é de vendaval e granizo — avisou, antes de informar que as equipes da Defesa Civil já estão em alerta para eventuais ocorrências.
Quanto ao risco de deslizamentos de terra em rodovias, o coordenador afirma que este cenário só deve ocorrer em caso de chuva muito volumosa. Mesmo assim, os motoristas devem ter cuidado redobrado na estrada para possíveis árvores ou galhos caídos e, em caso de chuva forte, ficar atento para a possibilidade de deslizamentos.
A semana entre o Natal e Ano Novo deve ser de instabilidade durante todos os dias na Serra. Segundo o Climatempo, a previsão para a semana é de sol entre nuvens, com pancadas de chuva durante as tardes e noites. Em Caxias do Sul, a mínima será de 15°C na sexta-feira (30), que deverá registrar também a temperatura mais alta da semana, com 28°C durante a tarde.