Com a chegada da primeira remessa de Pfizer Baby na Serra, os municípios começam a definir estratégias e datas para começar a imunização de bebês com comorbidades contra a covid-19. Entre os maiores municípios da região, Gramado, Vacaria, Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha definiram quando começam a aplicar as doses. Todos farão a aplicação somente mediante agendamento para evitar o desperdício. Caxias do Sul, que tem direito a 610 doses, ainda não definiu como funcionará o esquema para esse público.
Uma remessa com 1.670 doses chegou na sede da 5ª CRS, em Caxias, ainda na tarde de quarta-feira. No entanto, essa remessa, com 167 frascos de 10 doses cada, está sendo distribuída aos poucos aos 49 municípios, justamente para evitar a perda de vacinas, que precisam ficar conservadas a -80ºC e em caixas térmicas. Além disso, cada frasco, depois de aberto, precisa ser aplicado na totalidade em até 12 horas.
Em razão disso, Gramado, por exemplo, retirou apenas 20 das 60 doses da vacina a que tem direito na distribuição feita pelo Estado e receberá as demais conforme a necessidade. Para a aplicação às crianças de seis meses a dois anos, os pais devem agendar atendimento nas salas de vacina dos bairros Várzea Grande ou Floresta. O município começará a imunização assim que tiver todos os horários marcados. O agendamento também pode ser feito pelos telefones (54) 3286-1161 ou (54) 3286-8479.
— Os municípios querem fazer uma busca ativa para não perder essas doses. Então, alguns optaram por manter essas doses congeladas e ir organizando os agendamentos para não perder doses — explica a enfermeira Patrícia Machado, que atua no setor de imunizações da 5ª CRS.
Em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, o agendamento começa na próxima segunda-feira (21) por telefone ou presencialmente, no Centro de Saúde. A aplicação das doses ocorrerá no dia seguinte, na terça (22), mas apenas se houver o número necessário de bebês com horários agendados. No dia da vacinação, os pais ou responsáveis precisam apresentar a carteira de vacinação e a receita médica, com descrição da patologia, além de um documento.
Em Bento Gonçalves, a primeira remessa de imunizantes — o município tem direito a 160 doses da Pfizer Baby — tinha previsão de chegar na tarde de quinta-feira. A vacinação na cidade começa pelos bebês de seis meses, depois com os de um ano e, na sequência, com os de dois anos. O agendamento começou ainda na quinta, pelo telefone (54) 3055-8556 e as aplicações serão na próxima quarta (23), no Centro de Referência Materno Infantil.
Farroupilha também retirou as doses na tarde de quinta-feira na 5ª CRS. No total, são quatro frascos que foram destinados pelo Estado ao município. Os pais interessados em vacinar os bebês podem entrar em contato com o posto Central, a partir da próxima segunda, pelos telefones (54) 3268-128 e (54) 99916-1459. Nesse caso, por também serem frascos multidoses, haverá agendamento, a exemplo da vacinação pediátrica. As equipes que vão imunizar os bebês receberão a capacitação nesta sexta-feira (18), depois das 17h, ou sábado (19) pela manhã.
Da mesma forma, Flores da Cunha pede o agendamento da vacinação. Ele será feito nesta sexta-feira (18), pelo telefone (54) 3292.6828. A aplicação das doses ocorrerá no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.
Para os bebês a partir de seis meses, o esquema vacinal é composto de três doses, sendo que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose, administrada pelo menos oito semanas após a segunda.
Lista de comorbidades:
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Doenças neurológicas crônicas
- Doença renal crônica
- Imunocomprometidos
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática