A Serra irá receber 1.670 doses da vacina contra covid-19 para a vacinação de bebês com comorbidades na faixa etária de seis meses a dois anos. O lote da Pfizer Baby deve ser entregue na sede da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Caxias do Sul, nesta quarta-feira (16). Essa remessa, 167 frascos de 10 doses cada, será distribuída aos 49 municípios de abrangência da 5ª CRS a partir de quinta-feira (16). Ainda não há data de início da imunização nas cidades da Serra.
Nas doses das vacinas contra a covid-19 para adultos, a Coordenadoria de Saúde se deslocou a Porto Alegre para retirar as remessas, mas como é um imunizante novo que será aplicado nos bebês, quem irá entregar o material às regionais será a Secretaria Estadual de Saúde (SES). As doses virão em transporte especial.
O número de doses enviado para a Serra foi calculado proporcionalmente à população estimada em cada município. Com base na lista divulgada pela SES, Caxias do Sul receberá 610 doses, sendo que a população estimada desta faixa etária é de 17.715 crianças. Para Bento Gonçalves são 160 doses para um público estimado de 4.272 bebês. O município de Farroupilha receberá 90 doses, sendo que a estimativa é de 2.504 crianças nesta faixa etária. Em Vacaria, o público é de 2.970 bebês e a cidade receberá 90 doses; em Gramado há 1.657 crianças entre seis meses e dois anos e a cidade receberá 60 doses.
A enfermeira Patrícia Machado, que atua no setor de imunizações da 5ª CRS, explica que, depois da retirada as doses, caberá a cada município definir o início da vacinação dos bebês com comorbidades. Um frasco, após aberto, deve ter as 10 doses aplicadas em até 12 horas.
— Alguns municípios, especialmente os que têm menos de 3 mil habitantes, podem demorar mais para começar a imunização. Essas cidades estão fazendo um levantamento para não ter desperdício de doses. Não devemos receber um novo aporte de doses até o final deste ano, então temos que otimizar e garantir que nenhuma dose seja perdida. Lembrando ainda que a validade das doses é de 10 semanas — diz Patrícia, explicando ainda que os frascos são mantidos ultrarrefrigerados, a - 80°C e em caixas térmicas.
Para os bebês, serão duas doses que devem ser administradas com um intervalo de quatro semanas; depois haverá uma terceira dose que será aplicada oito semanas depois da segunda.
Lista de comorbidades:
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Doenças neurológicas crônicas
- Doença renal crônica
- Imunocomprometidos
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática