As doses da vacina contra covid-19 destinadas aos bebês com comorbidades que vivem em cidades da Serra ainda não foram retiradas em Porto Alegre. Um lote com 48 mil doses de imunizantes da Pfizer chegou na Secretaria Estadual da Saúde (SES) na última sexta-feira (11). A coordenadora regional de Saúde em exercício, Solange Sonda, afirma que, como nesta segunda-feira (14) é ponto facultativo referente ao Dia do Servidor – comemorado em 28 de outubro e que foi transferido –, as doses vão ser retiradas na quarta-feira (16).
Assim que a coordenadoria retirar as doses caberá a cada município definir o início da vacinação desse grupo. O número de doses foi calculado proporcionalmente à população estimada em cada município.
— Essa primeira remessa não é destinada para todas as crianças, e sim crianças para alguns casos específicos — afirma Solange.
Isso porque a recomendação do governo estadual é de que os bebês de seis meses a dois anos com algum tipo de comorbidade sejam vacinados primeiro.
Conforme a lista divulgada pelo governo, Caxias do Sul receberá 610 doses. Na cidade a população estimada desta faixa etária é de 17.715 crianças. Em Bento Gonçalves, o público estimado é de 4.272 bebês e 160 doses serão destinadas ao município. Farroupilha receberá 90 doses, sendo que a estimativa é de 2.504 crianças nesta faixa etária. Para Vacaria, são 90 doses para um público de 2.970 bebês e em Gramado há 1.657 crianças entre seis meses e dois anos e a cidade receberá 60 doses.
Os frascos são mantidos ultrarrefrigerados, a 80 graus negativos, em caixas térmicas, e pode levar até 48 horas para o descongelamento. A secretaria orienta que os municípios criem estratégias de agendamento ou marcação, já que um frasco após aberto deve ter as 10 doses aplicadas em até 12 horas. São duas doses que devem ser administradas com um intervalo de quatro semanas e depois uma terceira dose, oito semanas depois da segunda.
Lista de comorbidades:
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Doenças neurológicas crônicas
- Doença renal crônica
- Imunocomprometidos
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática