A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu nesta sexta-feira (11) um lote com 48 mil doses da vacina Pfizer contra o coronavírus (covid-19) para crianças de seis meses a dois anos de idade. Destes imunizantes, 16 mil já começaram a ser distribuídos pelo Rio Grande do Sul. Caxias do Sul receberá 610 doses neste momento para um público que é estimado em mais de 17 mil crianças. A recomendação do governo estadual é de que os bebês com algum tipo de comorbidade sejam vacinados primeiro.
Inicialmente, a SES guardará o restante das vacina, para seguir o esquema vacinal primário: são duas doses administradas com um intervalo de quatro semanas e depois uma terceira dose, oito semanas depois da segunda.
Em todo o Estado, a secretaria estima que o público para esta vacina seja de 402 mil crianças, o que reforça a orientação estadual sobre o esquema para imunização.
A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, explica que, com a retomada das atividades, se observa um aumento de casos de covid-19 neste público, inclusive com internações.
— Embora as crianças não evoluam com tanta gravidade como nas faixas etárias mais velhas, nós também temos a Síndrome Multissistêmica Inflamatória, que se manifesta após uma infecção pelo coronavírus e tem levado a uma série de crianças apresentar um quadro mais grave, inclusive relacionado a óbito — observa Tani.
A secretaria informa ainda que o número de doses foi calculado proporcionalmente à população estimada em cada município gaúcho. A definição do início da vacinação fica a cargo de cada município.
Abaixo a lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação contra a covid-19 de crianças com idades entre 6 meses e menos de 3 anos:
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Doenças neurológicas crônicas
- Doença renal crônica
- Imunocomprometidos
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática