Com baixa cobertura vacinal, a campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi prorrogada até 22 de outubro em todo o Rio Grande do Sul. O prazo encerraria nesta sexta-feira (30), mas foi estendido para que se cumpra a meta de imunizar 95% do público-alvo. No Estado, a meta é imunizar 554 mil crianças entre um e quatro anos. Destas, 335 mil já receberam as doses, o equivalente a 60,48%. A campanha já havia sido prorrogada anteriormente, já que a previsão inicial de término era 9 de setembro.
Em Caxias do Sul, a meta é vacinar 25.266 crianças, sendo que até esta quinta-feira (29) pouco mais da metade (13.229) recebeu a dose. Esse número equivale a 52,36%. Foram aplicadas 3.437 vacinas em bebês de até um ano, 3.179 nas crianças de até dois anos, 3.313 nas de três anos e 3,3 mil doses nos pequenos de quatro anos. A vacina está disponível em todos os postos de saúde do município.
Desde que a campanha começou, em 8 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplica as doses nas unidades básicas de saúde (UBSs) e promoveu o Dia D de Vacinação, com a aplicação da gotinha na Praça Dante Alighieri e outras ações na cidade. Além disso, no último sábado (24) foram montados sete pontos de imunização em diferentes locais para chamar a atenção da comunidade. Foram vacinadas 557 crianças.
Também há ações organizadas por UBSs para a aplicação da gotinha contra a pólio em escolas de Educação Infantil dos respectivos territórios. A UBS Cinquentenário, por exemplo, está na Escola Maria Angélica nesta quinta-feira (29). As equipes das UBSs também estiveram nos colégios para orientar e conferir as cadernetas de vacinação, assim como avisar aos pais a ausência de algum imunizante e orientá-los a procurar um posto de saúde.