O Rio Grande do Sul atingiu 50,53% de cobertura do público-alvo na Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), até esta terça-feira (13), 277.741 doses do imunizante foram aplicadas no Estado. Até as 10h desta quarta-feira (14), 182 municípios gaúchos já haviam atingido ou superado a meta de vacinação voltada a crianças com idade de um a quatro anos.
Entre as cidades que apresentam índice acima da estimativa estão três da Serra: Montauri, Vila Flores e Cotiporã. Esses resultados foram possíveis, segundo as prefeituras, por serem cidades menores, com atuação e monitoria dos agentes de saúde e trabalho em conjunto com as escolas.
Além disso, a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está desatualizada nesses locais porque ou há novas crianças morando nos municípios ou elas receberam as doses mas ainda não estão cadastradas na rede municipal. Isso explica alguns ultrapassarem os 100%. Também é preciso considerar que como a população estimada é pequena, a variação nas aplicações de doses incide significativamente no percentual, conforme aponta a SES.
Já entre as três maiores cidades da Serra, Bento Gonçalves se destaca com índice de 93%, sendo que a meta é 95%. Em Caxias do Sul, tem 41,46%, e, em Farroupilha, a cobertura chegou a 54,94%. Para que todas as cidades cheguem ao índice esperado, o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação até 30 de setembro. Os números são referentes a doses aplicadas já registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
Montauri chegou a 172,09%
Em Montauri, a população estimada pelo IBGE, em 2021, é de 1.430 habitantes. Pelos dados do Ministério da Saúde, o público-alvo era de 43 crianças , mas foram aplicadas 74 doses. O município passou dos 100% em todas as faixas etárias, chegando ao índice total de 172,09%.
A secretaria de Saúde do município promoveu ações de mobilização com a ajuda dos agentes de saúde que conhecem os moradores. As atividades foram realizadas em conjunto com a Secretaria de Educação com o apoio das equipes das escolas municipal e estadual. No Dia D, por exemplo, teve uma oficina com contação de histórias e os pais levaram as crianças para participar e serem imunizadas.
117 crianças estavam cadastradas em Vila Flores, mas 161 foram vacinadas
Na cidade de Vila Flores o índice de vacinação também passou dos 100% (137,61%). Com população estimada de 3.407 pessoas, o município serrano contava com 117 crianças cadastradas para receber a dose da vacina, mas 161 foram vacinadas.
O resultado é atribuído ao empenho de toda a equipe, começando pelos agentes de saúde que fazem a busca ativa às crianças. Esse trabalho é por contato telefônico ou visitas às moradias. Aliado a isso, está ainda o apoio de escolas e escolinhas do município e orientação aos pais.
— Os pais tem bastante dúvidas devido a alta demanda de vacinação e doenças novas, como a covid-19, mas estamos sempre à disposição para esclarecer esses questionamentos. Explicamos a eles que a pólio é uma doença antiga e que estava erradicada, mas agora está voltando e que é necessário fazer essa dose extra para proteger as crianças — esclarece a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunizações do município, Alexandra Spagnolo Grapegia.
107 doses em Cotiporã
No município de Cotiporã onde a população estimada é de 3.824 pessoas, o índice de vacinação é 115,05%. Pelos dados do Ministério da Saúde, 93 crianças estavam cadastradas para receber a imunização contra a paralisia infantil, mas 107 foram vacinadas. A enfermeira Eliane Tibola ressalta que como a cidade tem cobertura do programa Saúde da Família, há controle até mesmo com uma lista nominal de quem são as crianças que precisam ser vacinadas.
— A gente tinha uma meta de alcançar 95% e passamos da meta. Porém, quando a gente bate com os nossos números, ainda faltam 10 crianças na nossa meta real. Claro que umas vão embora, outras voltam para a cidade, e por isso é importante a busca ativa para proteger todas as crianças dessa faixa etária. A gente bate e rebate que tem que fazer a gotinha para os pais vacinarem os filhos — ressalta ela.
Cenário entre as três maiores cidades da Serra
Entre as três maiores cidades da Serra, apenas Bento Gonçalves está próxima de atingir a meta. Das 5.329 crianças que precisam ser vacinadas, 4.988 foram imunizadas, o que equivale a 93,60% da meta. Nas três primeiras semanas, com a vacinação nas unidades de saúde e com o Dia D, o município atingiu praticamente 50%. O número saltou quando a cidade começou a aplicação da vacina nas escolas:
— Nós aumentamos esse índice em poucos dias de praticamente 50% para 93,60% da nossa cobertura vacinal. Por mais que a gente fizesse campanhas de chamamento, tivesse a vacina em todas as unidades de saúde, a gente notou que só teve um crescimento a partir do momento que tivemos a busca ativa com a vacinação nas escolas — destaca a secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
Em Farroupilha, o índice está em 54,94%. O público alvo são 3.349 crianças, e até o momento foram vacinadas 1.840. A vacina contra a poliomielite não está sendo aplicada nas escolas. Uma vacinadora está avaliando as carteiras de vacinação e está sendo enviado um bilhete aos pais para irem na unidade básica de saúde mais próxima. As escolas infantis também receberam orientação para falarem com os pais.
Já no maior município da região, a estimativa é vacinar 25.266 crianças, sendo que até esta quarta-feira (14), foram vacinadas 10.476 em Caxias do Sul. Esse número equivale a 41,46%. Para tentar chegar a meta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz estar trabalhando em novas estratégias, que só serão divulgadas assim que estiverem bem ajustadas.
Até o momento, a SMS de Caxias realizou o Dia D da vacinação, e aplicou a gotinha na Praça Dante Alighieri. As equipes das unidades básicas de saúde também estiveram nas escolas para orientar e conferir as cadernetas de vacinação, assim como avisar aos pais se faltava alguma vacina e orientá-los a procurar uma UBS.