A primeira reunião entre a prefeitura de Caxias do Sul e o Hospital Pompéia após o anúncio de encerramento dos atendimentos no setor materno-infantil da instituição está marcada para as 14h30min desta segunda-feira (22) no Salão Nobre do Centro Administrativo. A assessoria de imprensa da prefeitura confirma a presença do prefeito Adiló Didomênico no encontro e a assessoria do hospital também garante que a superintendente do Pompéia, Lara Vieira, irá até a prefeitura para debater o assunto. Em ofício encaminhado à Câmara de Vereadores o hospital também confirma a presença na reunião.
Este encontro foi intermediado pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, vereador Rafael Bueno, depois de uma semana marcada por impasses gerados entre a prefeitura e a instituição de saúde. O Pompéia anunciou o fechamento da maternidade na última terça-feira (16) e o poder público disse que foi pego de surpresa com a decisão - uma possibilidade de intervenção do Pompéia chegou a ser sinalizada pela prefeitura caso o hospital não recue da decisão. Por isso, a intenção é que a reunião desta segunda retome o diálogo:
— Ambas as partes cederam e aceitaram sentar para conversar sobre o assunto para que a comunidade não fique sem atendimento. Há uma ótima expectativa de conciliação — espera o vereador.
Devem participar da reunião o prefeito, a secretária de Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi, a superintendente do Pompéia, integrantes da Comissão de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, do Ministério Público (MP) e da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O encontro será fechado.