O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, irá se reunir com a superintendente do Hospital Pompéia, Lara Vieira, em reunião fechada a partir das 14h30min da próxima segunda-feira (22). O encontro, na prefeitura, será o primeiro entre o município e o hospital desde o anúncio do fechamento do setor materno-infantil na terça-feira (16). Assim, a reunião que estava marcada para as 14h desta sexta-feira (19) no plenário da Câmara de Vereadores foi cancelada. A assessoria de imprensa do Hospital Pompéia confirma a participação no encontro, já a assessoria da prefeitura apenas confirma o cancelamento da reunião desta sexta por enquanto.
Desde o anúncio do fechamento da maternidade foram realizados anúncios, emitidas notas, e até mesmo uma possibilidade de intervenção do hospital pelo poder público foi sinalizada pela prefeitura caso o hospital não recue da decisão. Por isso, a reunião da segunda-feira é considerada a retomada do diálogo entre as partes.
De acordo com o vereador Rafael Bueno, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e quem intermediou a próxima reunião, o encontro desta sexta foi adiado para que a negociação fosse retomada com representantes das duas partes. As conversas, segundo ele, encontros ocorreriam em datas separadas: nesta sexta, apenas o prefeito e a equipe da prefeitura iriam comparecer à reunião na Câmara; na segunda, a Comissão de Saúde ouviria os argumentos do hospital.
— Decidimos adiar para evitar mais animosidade, para priorizar o diálogo e encaminhar uma solução efetiva para esse problema que afetará a população que mais precisa dos serviços de saúde. Temos que romper o cabo de guerra porque quem está no meio destas divergências é a comunidade. Vamos buscar um consenso entre as partes —destaca o vereador.
Devem participar da reunião na segunda-feira representantes do município e do hospital, bem como integrantes da Comissão de Saúde, do Ministério Público (MP), da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e do Conselho Municipal de Saúde. O Conselho Municipal de Saúde também está com uma reunião extraordinária convocada para a próxima terça-feira (23) para discutir o tema.