Dos legados deixados pela imigração italiana na Serra gaúcha, a gastronomia está entre os mais celebrados em festas e eventos espalhados pela região. A polenta, em Monte Belo do Sul, o queijo, em Carlos Barbosa e o vinho, em Bento Gonçalves, são alguns dos exemplos que exaltam a economia que as comidas típicas fazem girar. Agora, uma doce iguaria de receita passada de mãos em mãos será celebrada em Garibaldi e passa a contar com um festival em sua homenagem: o grostoli.
Neste final de semana, sete comunidades do interior e o Grupo de Escoteiros estarão em frente à Igreja Matriz São Pedro para celebrar, comercializar e, claro, degustar o grostoli ao som de uma ampla programação musical. O Festival começa as 11h e segue até as 19h.
Feito pelas "nonas" italianas, o doce de massa frita coberto com açúcar e canela ganhou as padarias de Garibaldi, que garantem a tradição em vendas volumosas e diárias. Proprietário da Padaria Ponvalli, Diego Rigatti, 43 anos, não pode deixar o grostoli faltar entre os produtos e começa cedo para garantir que, ao abrir as portas, ele esteja fresquinho à espera dos clientes.
— São tantos que não se pode contar em unidades, mas são feitos 25 quilos por dia e todos vendidos, inclusive aos finais de semana. Tem quem venha buscar para levar de sobremesa após o churrasco — contou o novo proprietário da padaria, que acumula uma fiel clientela em seus 47 anos de história.
Agora, o grostoli deixa as casas das nonas e as padarias para ser protagonista em praça pública. A expectativa da Emater, uma das organizadoras do evento, é comercializar milhares de unidades, separadas em sacos pequenos e médios, como era feita na Vila Típica da Fenachamp, onde o grostoli era disputado pelos visitantes.
— A ideia surgiu daí, era muito procurado. O grostoli sempre esteve muito presente na nossa comunidade e merecia ter um evento em sua homenagem — conta a técnica social do escritório da Emater em Garibaldi, Franciele Sonaglio.
O Festival do Grostoli é uma realização do Grupo RBS com a prefeitura de Garibaldi. O patrocínio é da Cooperativa Vinícola Garibaldi e, além da programação musical, contará com torneio de três modalidades de carta (três sete, canastra e bisca).
Neste sábado, às 11h, o programa Chamada Geral, da Gaúcha Serra, será apresentado ao vivo em frente à Igreja Matriz São Pedro, onde ocorre o festival. A Rádio Atlântida Serra também estará no local e fará a transmissão do programa ATL Pop Rock, das 14h às 16h.