A 30ª edição da ExpoBento e a 17ª Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), realizadas em Bento Gonçalves entre os dias 9 e 19 de junho, confirmam a retomada histórica. Neste domingo (19), a feira e a festa, que compartilharam o Parque de Eventos de Bento Gonçalves e o calendário de programação, chegaram ao fim com resultados que superam as expectativas de organizadores, comerciantes e produtores.
Após dois anos de adiamento por causa da pandemia, os dois tradicionais eventos esperavam receber mais de 250 mil visitantes. O número final é de mais de 274 mil pessoas, recorde para uma única edição desde a inaugural, em 1990. Além disso, quebrou recorde de visitantes em único dia: 54. 574, em 12 de junho.Nas vendas, a ExpoBento gerou negócios estimados em R$ 50 milhões, enquanto que a Fenavinho vendeu 11,6 mil garrafas de vinhos e mais de 10 mil taças oficiais da feira.
De acordo com o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), que promove a feira e a festa, todos os dias superaram as expectativas traçadas para os eventos.
— Para ser bem sincera, a feira superou até as nossas expectativas. Não imaginávamos que seria tanto assim. O nosso trabalho todo foi realizado pensando em atrações e como trazer público. Então, esse foi o caminho e acho que a gente conseguiu fazer uma boa entrega, uma feira organizada, com muita diversidade e com muita inovação. Acho que isso fez a diferença no final — destaca Marijane Paese, presidente da diretoria executiva do CIC-BG.
A ExpoBento teve 463 expositores, segmentados em áreas como moda, gastronomia, imóveis e espaço automotivo, enquanto a Fenavinho trouxe as atrações da Vila Típica. O calendário ainda foi recheado com apresentações culturais e shows, como Raça Negra e a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. Além da diversidade, a executiva destaca outros diferenciais para a conquista de resultados da maior feira multissetorial do Brasil e da festa de vinhos.
— Primeiro, a diversidade da feira, que é um ponto muito positivo. Segundo, a questão de entretenimento para todas as idades. Nós tivemos projetos bastante inovadores dentro da feira, que é um fator importante. E o terceiro, acredito que a divulgação, o trabalho que se fez para divulgar a feira foi muito positivo. Acredito que tenha prospectado muitas pessoas aqui para região — avalia a presidente da diretoria executiva do CIC-BG.
Entre os projetos inovadores e diversos para atrair o público, a ExpoBento trouxe um campeonato de jogos eletrônicos e uma apresentação com cães adestrados pela ExpoPet. Marijane relata que um resultado desta edição de retomada é que a feira e a festa do vinho receberam um grande número de visitantes de fora do estado. Pela demanda dos shows nacionais e pelo relato de expositores, a organização acredita ter chamado atenção de um número expressivo de turistas.
Fenavinho gera aumenta de vendas para vinícola
Gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Valério, 41 anos, celebra que a meta da empresa para a festa foi alcançada ainda na quinta-feira (16), durante o feriado de Corpus Christi. Valério calcula que a Aurora teve um faturamento quase 40% maior que a última edição da Fenavinho, em 2019.
— A questão de reposição de produtos foi muito grande. O público entendeu a proposta da festa e o frio ajudou bastante também, porque afinal de contas, o vinho tinto acaba sendo mais consumido nessa época. Paralelo a Aurora, todo mundo ficou muito feliz. O objetivo foi totalmente alcançado e tivemos uma relação muito boa com esse público que passou pela feira — comemora Valério.
Nos últimos dias de ExpoBento e Fenavinho, que coincidiu com o feriado, cerca de 123 mil pessoas passaram pelos eventos. O calendário foi outro ponto destacado pelos expositores. Valério relata que houve momentos em que nem todas as pessoas conseguiram entrar no estande da vinícola, que ficava lotado.
— O final de semana acabou tendo quatro dias porque a própria cidade estava cheia de turistas e muitos vieram para cá. O final de semana, simples de dois dias, acabou se tornando de quatro dias. Foi um público gigante. Teve muita gente e foi muito positivo —conta o profissional da Vinícola Aurora.
"Vai ficar para história", diz comerciante
A programação diversificada, o feriado e o clima ajudaram para o sucesso nos negócios feitos na 30ª ExpoBento e na 17ª Fenavinho. Anderson Zanella, 43, acredita que esta edição "vai ficar para história". O comerciante participa desde os anos 1990 da feira multissetorial e disse que "nunca tinha visto nada igual em 30 anos".
Nesta edição, ficou surpreso com a quantidade de visitantes, o que refletiu em boas vendas. Zanella comercializa pizzas e calcula que vendeu mais de duas mil durante os últimos dias, em um aumento de 60% a 70% em relação a feira de 2019. Para ele, há mais um ingrediente no sucesso desta edição.
— As pessoas puderam estar interagindo, dançando, se divertindo, comprando e festejando. Está explícito no semblante das pessoas, não precisa nem falar —observa o comerciante sobre a retomada dos eventos após a pandemia.
Zanella descreve também que os dias finais de ExpoBento e Fenavinho foram tão movimentados quanto o primeiro final de semana — que recebeu mais de 100 mil visitantes. Ao entrar no Parque de Eventos de Bento Gonçalves nos últimos dias, o comerciante notou uma enorme fila de carros pela Rua Sete de Setembro, usada para acessar o espaço. De acordo com a organização, mais de 32 mil veículos acessaram o local nos dias de eventos.
A confiança na ExpoBento e Fenavinho até fizeram com que o comerciante apostasse em outros produtos na feira. Nesta edição, Zanella, ao lado da esposa Neiva, 48, trouxe uma cafeteria e uma loja de cosméticos para o Parque de Eventos. Quem também participou da 30ª edição da feira e permanece confiante com ela é Tiago Casagrande, 42, fabricante de lareiras de Bento Gonçalves.
Durante o evento, o empresário conversou com o Pioneiro e comentou que esperava superar o R$ 1 milhão de faturamento do evento passado. No último dia de ExpoBento e Fenavinho, Casagrande projeta um aumento de 30%.
— Apostamos na feira novamente e como sempre, elas nos surpreende. É uma feira fantástica, em negócios e prospecções. Para nós, é o que dá nosso aumento no inverno, o que nos ajuda a fomentar mais ainda os negócios do frio, do aquecimento, no inverno — afirma o empresário.
Público visitou mais de uma vez as feiras
Além dos negócios concretizados, Casagrande observou uma tendência nesta edição de ExpoBento e Fenavinho. O vendedor percebeu que muitos visitantes voltaram, em dias diferentes, para aproveitar a feira ou a Vila Típica da festa do vinho. Do ponto de vista dos expositores, foi uma oportunidade interessante para mais vendas, principalmente no dia final.
— Tem um público que passa, faz a análise dele e volta especificamente para comprar. Tem aquele que volta no mesmo dia e aquele que volta durante a feira. A feira nos proporciona muitos negócios — pontua Casagrande.
A oportunidade aberta pela feira é mais um benefício mencionado por Marijane Paese, presidente da diretoria executiva do CIC-BG. Após a ExpoBento e Fenavinho, expositores ainda podem colher frutos dos eventos.
— A feira, além de promover negócios aqui e agora, proporciona negócios para o futuro. O que tivemos de relato é que as pessoas também prospectam novos negócios. Então, o próprio setor da moda, por exemplo, tendo que repor mercadoria, acaba divulgando a sua loja online, o público acaba tendo contato e com certeza, a questão do e-commerce também ganha força com isso — finaliza Marijane.
OS NÚMEROS DA 30ª EXPOBENTO E 17ª FENAVINHO
:: Mais de 274 mil visitantes durante 11 dias de festa.
:: Cerca de R$ 50 milhões de faturamento.
:: Cerca de 11,6 mil garrafas vendidas na Fenavinho.
:: Mais de 10 mil taças oficiais da Fenavinho comercializadas.
:: Recorde de público em um único dia: 54.574 em 12 de junho.
:: Cerca de 32 mil veículos acessaram o parque da ExpoBento e Fenavinho.
:: As próximas edições da ExpoBento e Fenavinho ocorrem de 8 a 18 de junho de 2023, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.