- O leste do Rio Grande do Sul é atingido entre esta terça (17) e quarta-feira (18) pela tempestade Yakecan
- Segundo especialistas, a chuva e o vento estão conectados à ocorrência de frio intenso, inclusive com neve, na serra gaúcha
- O vento forte provoca falta de luz em diversos municípios, e a instabilidade dificulta o trabalho de equipes para o restabelecimento do fornecimento
- A instabilidade levou ao fechamento antecipado de shoppings e supermercados em Porto Alegre e municipíos da Região Metropolitana. Eventos culturais foram cancelados
- Aulas também estão suspensas em diversas cidades
Algumas cidades da serra gaúcha já estão com alguns transtornos, nesta terça-feira (17), em consequência da tempestade subtromical Yakecan. Em Gramado, uma casa foi danificada por uma queda de árvore. Na RS-235, em Nova Petrópolis, a rodovia chegou a ficar bloqueada por volta das 21h, devido também a queda de vegetação sobre a pista.
Em Gramado, casa no bairro Planalto, teve o telhado danificado após o galho de uma árvore cair em cima. Ninguém ficou ferido. De acordo com a Defesa Civil do município, lonas foram colocadas sobre a residência e na quarta-feira (18) serão doadas telhas pelo órgão e pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis, atendeu a queda de uma árvore no quilômetro 11 da RS-235, na localidade de Linha Imperial, por volta das 21h. Nenhum veículo se envolveu e a pista foi liberada pelos socorristas por volta das 22h.
São José dos Ausentes teve registro de rajadas de vento de 85 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da neve que caiu no município. Entretanto, não há informação sobre estragos.
Em Caxias do Sul, os bombeiros atenderam a ocorrências de quedas de árvores nos bairros Santa Catarina e Cidade Nova e também na Rota do Sol. Não houve registros de feridos.