- O leste do Rio Grande do Sul é atingido entre esta terça (17) e quarta-feira (18) pela tempestade Yakecan
- O vento pode superar os 100 km/h, principalmente no Litoral e na região metropolitana de Porto Alegre. Em alto mar, as ondas podem chegar a seis metros de altura
- O Instituto Nacional de Meteorologia afirma que é possível que o evento atinja intensidade de furacão, com rajadas acima de 120 km/h. A sensação térmica também desaba, com frio intenso no Estado
- Diversos municípios suspenderam atividades educacionais e as companhias responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica e água estão de prontidão para lidar com eventuais demandas.
O alerta para os efeitos da tempestade subtropical no Estado fez com que as aulas fossem suspensas em escolas de Porto Alegre. Além da Capital, pelo menos outros 31 municípios anunciaram suspensão de aulas presenciais nesta terça-feira (17). Em alguns, a medida continua até quarta-feira (18).
A rede pública de ensino da Capital não terá atividade presencial na tarde e noite desta terça-feira (17). O anúncio de cancelamento das aulas nas instituições municipais foi feito pelo prefeito Sebastião Melo no Twitter.
Na publicação, o prefeito afirmou que a medida visa “preservar alunos e equipes”, e que “a decisão se estende à rede conveniada”.
As escolas de Educação Infantil conveniadas ficam abertas até 15h para que os pais possam buscar seus filhos.
Na mesma linha, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que a rede estadual, na Capital, também estará de portas fechadas pela tarde e noite. O Governo do Estado orienta ainda que, caso a Defesa Civil local julgue necessário, outros municípios têm a mesma autonomia e também poderão suspender as aulas.
Canoas estendeu a medida: além de não abrir nesta terça (17), as instituições municipais se manterão fechadas na quarta-feira (18). O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) seguirá a mesma orientação. Já na Educação Infantil, tanto de responsabilidade do município quanto na rede conveniada, os pais devem buscar seus filhos antes do horário regular, para evitar que algum aluno esteja exposto durante as rajadas de vento previstas.
Também na Região Metropolitana, em Gravataí, as aulas do turno da tarde da rede municipal foram suspensas nesta terça-feira (17), e a orientação é que os pais de alunos da Educação Infantil busquem os filhos mais cedo nas escolas. A Secretaria Municipal de Educação ainda deve informar se haverá ou não aulas na quarta-feira (18). A situação é a mesma em Alvorada: sem aulas na terça (17) e ainda em monitoramento e avaliação para definir como será a quarta (18) nas escolas do município.
Ainda na Região Metropolitana, Glorinha, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Guaíba e São Jerônimo tiveram aulas suspensas.
No Litoral Norte, Capão da Canoa também dispensou os alunos de atividades presenciais e Torres deve suspender as aulas a partir do turno da noite desta terça-feira (17).
A 13ª Coordenadoria Regional de Educação informou que as aulas estão suspensas em escolas estaduais em Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, Caçapava do Sul, Aceguá e Candiota, na Região da Campanha, e Lavras do Sul, na Região Central.
Escolas particulares
O Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) enviou uma orientação às escolas particulares, reiterando a autonomia dos diretores, mas sugerindo que, em locais mais expostos, os gestores evitem receber profissionais e estudantes. Nas regiões de risco, a recomendação é de suspensão de aulas dos turnos da tarde e da noite.
Universidades
A suspensão de aulas ou manter apenas atividades online também uma decisão de universidades do Estado. Ao menos quatro universidades informaram mudanças: a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) não terão aula à tarde e na noite desta terça (17).
A Unisinos cancelou as atividades presenciais, transferindo os encontros para o ambiente remoto, a partir da plataforma online. A medida vale para os campus de São Leopoldo e de Porto Alegre. Em nota, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais na tarde e noite desta terça (17) e na manhã de quarta-feira (18).
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também suspendeu atividades presenciais a partir do meio-dia desta terça-feira.
A UniRitter suspendeu as atividades presenciais da tarde e da noite desta terça-feira (17) e da manhã e tarde de quarta-feira (18). As atividades e atendimento acontecem nas plataformas digitais.
A Ulbra também realizará atividades exclusivamente online em Canoas, Guaíba, Gravataí, São Jerônimo e Torres. As aulas dos campi Cachoeira do Sul e Carazinho permanecem de forma presencial. Devido ao feriado municipal, em Santa Maria, não haverá aulas.
A Fundação do Ministério Público (FMP) suspendeu aulas e expediente nesta terça e quarta-feira. A ESPM também transferiu as atividades para as plataformas online.
As aulas presenciais que aconteceriam no campus do Imed que fica na Rua Dona Laura também serão online nesta terça (17) e quarta-feira (18). Os atendimentos odontológicos serão remarcados.
No Vale do sinos, a Feevale mudou a modalidade de ensino hoje durante tarde e noite e na quarta-feira (18) pela manhã. A Escola de Aplicação continuará com aula online durante toda a quarta-feira. Também na região, a Faculdade EST suspendeu as aulas presenciais nesta terça. A instituição avaliará a situação antes de orientar sobre a quarta-feira (17).
A Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) também adotou mesma medida e as aulas serão somente remotas a partir das 18h, tanto para cursos de graduação quanto pós-graduação.
A Fadergs decidiu que as atividades previstas para a tarde e a noite desta terça-feira, além da manhã e da tarde de quarta-feira, devem ocorrer na modalidade online, com atendimentos por meio dos canais digitais.
Sul do RS
Devido ao temor pelos estragos que a tempestade subtropical Yakecan pode causar, diversas prefeituras da região sul do Estado anunciaram suspensão das aulas nesta terça (17).
Em Pelotas, uma postagem desta manhã no Instagram da administração municipal avisa que estão suspensas as aulas dos turnos da tarde e da noite. A mensagem ampliou as restrições informadas na noite de segunda (16), que previam o cancelamento apenas das atividades noturnas.
Em Rio Grande, além das aulas da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), as atividades da rede municipal também estão suspensas.
Também haverá cancelamento dos trabalhos em escolas de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Capão do Leão, Jaguarão, Pedro Osório, Piratini, Pinheiro Machado e Turuçu.