Ambiente

Ressaca
Notícia

Primeiros efeitos da Yakecan: mar sobe e invade rua no sul do Estado

Moradores não foram afetados, de acordo com autoridades locais

GZH

Os primeiros efeitos da tempestade Yakecan que avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17) foram registrados já durante a madrugada no Litoral Sul gaúcho. Em São José do Norte, a elevação da maré no oceano gerou alagamento na Rua Carlos Bulamarque, uma das principais vias do município. Segundo a Defesa Civil da cidade, não há relatos de moradores afetados.

Em Rio Grande, o nível da Lagoa dos Patos subiu em pontos como no bairro Vila Portugal, mas sem sinais de inundações. As rajadas de vento também atingiram o município. As duas cidades suspenderam as aulas por conta da previsão do tempo.

Conforme a Marinha,  as ondas podem chegar a 6 metros em alto-mar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina até quinta-feira. A condição também favorece a ocorrência de ressaca no litoral dos dois estados.

O órgão nomeou a tempestade como Yakecan — que significa o som do céu em tupi-guarani. Na segunda-feira (16), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizou uma coletiva de imprensa para orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao fenômeno, já que a previsão indica rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Supersábado

08:00 - 11:00