- O leste do Rio Grande do Sul é atingido entre esta terça (17) e quarta-feira (18) pela tempestade Yakecan
- O vento pode superar os 100 km/h, principalmente no Litoral e na região metropolitana de Porto Alegre. Em alto mar, as ondas podem chegar a seis metros de altura
- O Instituto Nacional de Meteorologia afirma que é possível que o evento atinja intensidade de furacão, com rajadas acima de 120 km/h. A sensação térmica também desaba, com frio intenso no Estado
- Diversos municípios suspenderam atividades educacionais e as companhias responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica e água estão de prontidão para lidar com eventuais demandas
O Rio Grande do Sul está em alerta em função da tempestade subtropical intensa que atua sobre o Estado, e a situação gera alterações em serviços.
A rede de supermercados e hipermercados Zaffari e Bourbon, os shoppings centers da rede Bourbon, e os shoppings Porto Alegre CenterLar e Moinhos Shopping informaram que encerrarão suas atividades às 20h. Outros shoppings da Capital também fecharam mais cedo, às 18h, em decorrência dos alertas meteorológicos (leia mais abaixo).
Transportes seguem operando
A Estação Rodoviária, a Trensurb, o catamarã e os ônibus municipais circulam normalmente sem qualquer alteração nas tabelas de horário. O empresário Giovanni Luigi, diretor de Operações da Veppo, que administra a Estação Rodoviária, avalia a situação:
— Estamos preparados com gerador de energia elétrica, caso aconteça falta de luz. Se eventualmente alguma transportadora cancelar o horário de ônibus, aí cancelaremos — explica.
A Fraport Brasil, administradora do aeroporto Salgado Filho, afirmou que não tem como prever eventuais impactos na operação devido ao alerta de tempestade subtropical intensa. Segundo informou, a Torre de Controle alerta sobre as condições para o pouso, deixando para o piloto a decisão de realizá-lo ou não.
O catamarã também segue em funcionamento, conforme a CatSul, que é a empresa responsável pelo transporte hidroviário. A última viagem sai de Guaíba em direção a Porto Alegre às 20h desta terça-feira. O único ponto das travessias com mais ondas nesta tarde estava situado nas imediações do BarraShoppingSul.
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) informaram, no início da tarde, que não havia alterações no funcionamento dos supermercados e lojas. Ao longo do dia, porém, shoppings e supermercados anunciaram o encerramento das atividades mais cedo do que o usual.
— Não existe uma orientação padrão para o comércio em relação à tempestade, cada empresa deve fazer o possível para preservar as pessoas, seguindo as informações atualizadas pelas autoridades — orienta Irio Piva, presidente da CDL de Porto Alegre.
Confira algumas situações
Saúde
Grupo Hospitalar Conceição
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) determinou o fechamento de todas as 12 Unidades e Saúde de GHC, a partir das 15h desta terça-feira, com reabertura normal na quarta-feira (18). Os atendimentos agendados para esta tarde serão remarcados e acusados do fechamento antecipado. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) seguem em funcionamento.
IPE Saúde
O IPE Saúde informa a suspensão do atendimento presencial na manhã desta quarta-feira (18). Os usuários que tinham atendimentos agendados para a data podem realizar reagendamento neste link.
Na tarde desta terça-feira e manhã de quarta, também não haverá atendimento telefônico em função da necessidade de manter o prédio da sede vazio por motivos de segurança, em função das fortes rajadas de vento previstas para o local onde está localizado o edifício.
Todos os serviços do IPE Saúde podem ser solicitados através dos Atendimento Digital, que segue funcionando normalmente. Clique aqui para fazer sua solicitação.
Hospital de Clínicas
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) informa que os pacientes do Ambulatório que não puderem comparecer a suas consultas, em 17 e 18 de maio, não terão falta registrada. O HCPA orienta os pacientes a remarcarem suas consultas via app Meu Clínicas, se necessário.
Secretaria Municipal da Saúde
As unidades de saúde e farmácias distritais estão fechadas desde as 15h desta terça-feira. Serviços presenciais da Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre também foram suspensos. O atendimento será retomado normalmente na quarta (18). As consultas agendadas serão remarcadas pelas equipes.
Comércio
Grupo Zaffari
O Grupo Zaffari informou a suspensão de todas as suas operações no Rio Grande Sul a partir das 20h desta terça-feia. Elas incluem a rede de supermercados e hipermercados Zaffari e Bourbon, os shopping centers da rede Bourbon e os shoppings Porto Alegre CenterLar e Moinhos Shopping. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o funcionamento na quarta-feira (18) deve ser normal, mas "qualquer alteração será comunicada ao longo do dia".
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) informou que não há outros alterações no funcionamento dos supermercados.
Os shoppings Iguatemi, Praia de Belas e BarraShoppingSul, de Porto Alegre, encerraram suas operações às 18h nesta terça-feira, em razão do alerta meteorológico, visando a segurança de clientes, lojistas e colaboradores. Em seus comunicados, as empresas informaram que devem abrir normalmente na quarta-feira.
Na Região Metropolitana, o ParkShopping Canoas também encerrou atividades às 18h.
Outros serviços
Polícia Federal
As unidades da Polícia Federal anteciparam o encerramento do expediente desta terça-feira, para as 15h. Os usuários dos serviços da Polícia Federal com horário agendado para a tarde desta terça deverão entrar em contato com as unidades para remarcar o atendimento com prioridade.
Defensoria Pública
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul informa que algumas sedes estão fechadas para atendimentos presenciais nesta terça-feira e na quarta-feira (18).
A instituição orienta que as pessoas entrem em contato por telefone antes de se deslocarem para as unidades. A lista de telefones pode ser acessada aqui.
A Defensoria ressalta que, nas unidades que estão fechadas para atendimentos presenciais, o funcionamento segue normalmente de maneira 100% remota.
Tribunal de Justiça
Não há expediente no Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul desde as 16h desta terça. Também houve a suspensão dos prazos processuais no âmbito do 1º e 2º graus de jurisdição, mantido o serviço de plantão permanente, ficando a critério dos Magistrados a definição acerca da realização das audiências e sessões do Tribunal do Júri iniciadas ou designadas.
Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
A Justiça do Trabalho da 4ª Região determinou a suspensão das atividades presenciais em algumas localidades. No caso do complexo do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e das demais unidades administrativas do TRT em Porto Alegre, a medida vale desde as 13h desta terça.
No Foro Trabalhista de Porto Alegre a suspensão está prevista entre 13h30 desta terça-feira e 12h da quarta-feira (18). As atividades estão sendo mantidas de forma telepresencial, assim como as audiências telepresenciais já agendadas. Confira a lista com os locais que tiveram atividades presenciais suspensas aqui.
DetranRS
O DetranRS informa que as unidades TudoFácil Zona Sul e Zona Norte, em Porto Alegre, foram fechadas às 15h e retornam nesta quarta (18), às 13h. Quem estava agendado para esse período precisará fazer novo agendamento.