Mais do que uma época recheada de doces e marcada pelo simbolismo religioso, a Páscoa pode ser também um bom momento para aprender sobre a alimentação e a criação de memórias afetivas. É o que aposta uma oficina voltada para crianças no Banco de Alimentos de Caxias do Sul.
Desde a semana passada até esta quarta-feira (13), cerca de 40 crianças de seis a 10 anos passaram pela Cozinha Experimental do Banco de Alimentos, inaugurada no ano passado. Os pequenos integram Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município e foram divididos em quatro grupos.
Nesta edição da chamada Oficina Master Chefinho, os meninos e meninas aprenderam a fazer cake pops (bolinhos no palito) de chocolate. É a primeira de outras atividades temáticas com crianças que estão previstas para ocorrer ao longo do ano na Cozinha Experimental, segundo a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional do Banco de Alimentos, Luana Mugnaga.
Além de colocar a mão na massa e saborear os bolinhos produzidos, as crianças também realizaram atividades de pintura de máscaras relacionadas à data. Para a nutricionista Kelly Andreis do Banco de Alimentos, a interação entre as crianças e os alimentos deve ser incentivada desde cedo para construção de habilidades. Também é um momento de reforçar as tradições:
— O objetivo da cozinha é, além de trabalhar a alimentação saudável, desenvolver a questão cultural, que nesta época é o doce e o chocolate. Faz parte integrar o desenvolvimento emocional e trabalhar o lado afetivo da infância — destaca a profissional.
A oficina de Páscoa reuniu meninos e meninas da Associação Criança Feliz, do Serviço de Convivência Nossa Senhora da Paz, da Casa Anjos Voluntários e do Centro Assistencial Vitória. Na manhã desta quarta-feira (13), um dos participantes foi o estudante Vitor Gomes da Silva, 9 anos. O pequeno master chefinho conta que a parte preferida foi passar o granulado em cima do bolo. Questionado se gosta do doce símbolo da Páscoa, ele não hesitou:
— Gosto bastante, achei bem bom. Mas nunca tinha comido (o bolinho no palito) — resumiu o menino que integra o Serviço de Convivência Nossa Senhora da Paz, acrescentando que está na expectativa pelos doces do coelhinho, no próximo domingo (17).