Às vésperas da Páscoa, o Procon de Caxias do Sul divulgou uma lista de dicas para os consumidores na hora de realizar suas compras para os presentes que serão entregues no próximo domingo (17). A principal dica é quase um mantra: pesquise muito.
— Ir ao local de compra em dias e horários mais calmos, onde possa passar por todos os produtos e verificar cada detalhe que achar relevante é estratégia que pode gerar bons resultados — orienta Jair Zauza, coordenador do Procon.
Confira as dicas do Procon para realizar as compras de Páscoa:
:: Pesquisa – Analisar os preços do ovo de Páscoa faz toda a diferença. Os preços não são tabelados. Portanto, o consumidor encontrará os mais diversos valores.
:: Ovos, barras ou bombons? – Verifique e compare o peso de cada item. Depois, faça os cálculos para saber o que mais compensa e o que é mais adequado para seus objetivos. Ovos com brinquedos e embalados com personagens infantis podem custar ainda mais. Se possível, não leve as crianças nas compras. Como ocorre com outros alimentos, a embalagem de ovos ou da barra de chocolate devem estar em boas condições de armazenamento. Verifique se há sinais de violação do conteúdo. Evite produtos amassados ou com furos na embalagem.
:: Peso dos produtos – A estratégia de diminuição de peso dos produtos tem sido uma prática recorrente das indústrias no mercado de consumo. O Ministério da Justiça, por meio da portaria 81/2002, determina que os fornecedores informem claramente as alterações de peso ou quantidade na embalagem, devendo constar o peso anterior e atual para que o consumidor possa tomar a decisão de comprar ou não.
:: Faça você mesmo – Fazer seu próprio ovo de Páscoa pode ser um momento divertido, especialmente se tiver crianças na família, além de ser econômico.