A sede da União das Associações de Bairros (UAB) de Caxias do Sul deverá ser reaberta até o final de 2022. Após mais de dois anos fechada, em virtude da retirada do telhado que estava prestes a desabar, a reconstrução do local na Avenida Independência, atrás do Fórum, já está em curso. Por enquanto, estão sendo construídas as estruturas que receberão a cobertura, uma parceria do município com a empresa Bazei. O total da obra está previsto para R$ 150 mil.
— O município tomou conhecimento da situação, ainda em 2020, e, ao verificar as condições do telhado, constatou a necessidade de interdição. Embora, por lei, a responsabilidade seja da UAB, o município assumiu a demanda, em caráter emergencial. Agora, em meados do mês passado, saíram todas as autorizações para uma empresa privada executar os reparos como forma de compensação de obra ao município. O prazo para conclusão dos trabalhos corre até setembro, aproximadamente — explica o secretário municipal de Habitação, Carlos Giovani Fontana.
Para ser reconstruído, o local precisou de uma série de autorizações já que ocupa as antigas instalações da Vinícola Luiz Antunes, um patrimônio histórico nacional e cedido ao município. De acordo com o presidente da UAB, Valdir Walter, assim que for reaberta a sede da instituição abrigará espaços para diversos cursos como de informática e de culinária. Ele ressalta que a diretoria da UAB também busca outras especializações para que as aulas sejam ministradas no local.
Por enquanto, é possível ver que o subsolo é utilizado como uma forma de depósito e tem estruturada uma cozinha. Segundo Walter, o local está fechado. Externamente, a estrutura não parece ter sofrido grandes avarias pelo tempo que está descoberta, mas há muitas pixações na parede lateral. Já a pequena praça ao lado, tem alguns problemas pela falta de conservação, como as latas de lixos quebradas, ainda assim a grama está aparada e os bancos não estão interditados. Nos últimos dois anos, a UAB funciona num pavilhão ao lado.
COMPENSAÇÃO
A reforma do telhado da UAB se dá através de uma compensação da empresa de plásticos Bazei, localizada no bairro Floresta. A empresa fez um projeto de ligação das unidades de forma subterrânea na rua Luiz Marchesini. Com isso, conforme aprovado pelo legislativo em 2021, ficou responsável pela reestruturação do telhado no prédio da UAB.