Quatro municípios da região anunciaram nesta sexta-feira (18) o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados. As prefeituras de Garibaldi, Vacaria e Bom Jesus publicaram decretos tornando facultativo o uso da proteção contra a covid-19 para pessoas de todas as faixas etárias, mas ponderam locais onde o item segue obrigatório. Já o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, anunciou por meio de um vídeo nas redes sociais que o decreto será publicado a partir da meia-noite deste sábado (19). As quatro cidades se juntam a Carlos Barbosa, que flexibilizou o uso da proteção para ambientes abertos e fechados na última sexta-feira (11).
Em Garibaldi, a flexibilização foi autorizada após a diminuição de internações por coronavírus no Hospital Beneficente São Pedro e também em razão da queda no número de atendimentos nas unidades básicas de saúde (UBSs). Entretanto, segundo a prefeitura, o uso da máscara permanece obrigatório no hospital, nos postos de saúde, no pronto atendimento ambulatorial, nas farmácias, consultórios médicos e laboratórios clínicos.
A medida vale tanto para trabalhadores da saúde como para pacientes, acompanhantes ou visitantes, bem como no transporte de pacientes na área da saúde. Além disso, a prefeitura de Garibaldi recomenda que pessoas com sintomas gripais sigam utilizando a proteção.
Em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, o prefeito Amadeu Boeira assinou um decreto com atualizações dos protocolos sanitários de combate ao coronavírus após baixos índices de contaminação no município. Entre elas está o uso facultativo de máscara em ambientes abertos e fechados. A medida não vale para pessoas que estiverem em estabelecimentos de saúde, como é o caso de hospitais, unidades de pronto atendimento e também no transporte público. Moradores com sintomas gripais também devem manter a utilização da proteção.
Em Bom Jesus o decreto foi publicado também nesta sexta (18) após a análise do quadro epidemiológico do município. A prefeita Lucila Maggi informa que a máscara seguirá sendo utilizada em unidades de saúde e no hospital.
— A maioria da população já está imunizada e os números de casos são quase insignificantes. Também ocorria de, muitas vezes, a população não estar usando, mesmo que sendo obrigatório. Assim, deixamos pelo bom senso de cada um. Mas alertamos que é muito importante manter os cuidados, em especial com o álcool em gel — ressalta a prefeita.
Na Região das Hortênsias, em Gramado, o fim da obrigatoriedade da máscara em ambientes fechados passa a valer a partir da publicação do decreto, anunciado pelo prefeito Nestor Tissot para a meia-noite deste sábado. A flexibilização foi avaliada anteriormente com a Promotoria de Justiça de Gramado, segundo a procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, que recebeu parecer favorável à medida. Assim como nas demais cidades, o uso facultativo da proteção não é válido em estabelecimentos de saúde e transporte coletivo.
As medidas de flexibilização dos municípios não são válidas para escolas, uma vez que há liminar da Justiça Estadual que impede a flexibilização neste ambiente.
No maior município da Serra, a avaliação será feita na próxima semana. Segundo a prefeitura de Caxias do Sul, a medida está em análise com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho (Amesne) para embasar a decisão. Ainda conforme o Executivo caxiense, o gabinete de crise será convocado na próxima semana para uma reunião de avaliação dos dados e, posteriormente, decidir pela flexibilização. Na cidade, segundo dados atualizados nesta sexta-feira, são 398 pessoas positivadas para a covid-19 e que estão em isolamento domiciliar, além de 13 pacientes de Caxias em enfermaria e cinco internados em UTIs.
O fim da obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre foi pleiteado pela Amesnte no início de março e sugerido ao governo do Estado. A coordenadora do Comitê Técnico Regional da MacroSerra, Marijane Paese, disse que a associação vai encaminhar na segunda-feira (21) uma nota técnica ao Palácio Piratini solicitando que o uso de máscara seja facultativo em todo o Rio Grande do Sul. Na última quarta-feira (16), o governo estadual publicou decreto desobrigando a utilização de máscara em ambientes abertos de todo o território gaúcho.
— Entendo que os municípios que estão se movimentando possuem justificativas plausíveis. Carlos Barbosa, por exemplo, não tem ninguém hospitalizado por covid-19. Nesse caso, o prefeito tem toda a segurança possível para fazer essa liberação. E todos os demais que estão fazendo isso justificam com base na redução dos casos — avalia.
Segundo levantamento de GZH, ao menos 30 municípios gaúchos flexibilizaram o uso de máscara em ambientes fechados nesta sexta-feira, como é o caso de Porto Alegre, Lajeado, Bagé, entre outros.