O pregão eletrônico para definir qual será a clínica veterinária que prestará o serviço de castração de animais para a prefeitura de Caxias do Sul ocorre desde as 9h dessa sexta-feira (4) no prédio do Centro Administrativo. A vencedora pode ser anunciada ainda nesta tarde. Se nenhuma das empresas que participam do processo licitatório recorrerem da decisão, o serviço, que está suspenso há quatro meses, será retomado em até, um mês, segundo estimativa do município.
O valor estimado é de mais de R$ 2,2 milhões, mas como é um pregão eletrônico, por tomada de preço, esse valor irá cair. Pelo edital, vão ser castrados 8,4 mil animais em 12 meses. São 3,4 mil cães e 5 mil gatos, sendo que o número de felinos aumentou neste edital. Isso porque no editor anterior a procura para castrar gatos foi maior do que a esperada pela prefeitura por isso o município decidiu rever o edital. O valor também prevê o transporte de 5 mil animais. Esse era um dos pontos que preocupava as Ongs e protetores da cidade já que na licitação anterior não estava previsto o transporte dos animais até a clínica vencedora da licitação. Isso foi revisto.
— Acredito que isso vai incrementar o número de castrações porque muitas pessoas de baixa renda não têm como levar os animais pela questão do transporte, e até por trabalhar durante o dia — ressalta a veterinária do Departamento de Proteção Animal Ana Caroline Rossi.
Castramóvel
Caxias recebeu no ano passado uma emenda de R$ 168.496,00 para aquisição de um castramóvel, que é uma unidade equipada para ir até os bairros, com uma equipe especializada para realizar os procedimentos. Agora aumenta a expectativa para que o projeto saia do papel em Caxias.