O início dessa segunda-feira (14) foi de movimento mais intenso, especialmente na área central de Caxias do Sul. Isso ocorreu em função da volta às aulas que ocorre em escolas da rede particular de ensino na cidade. Somente na Rua Os Dezoito do Forte, dois colégios de grande porte, o La Salle Carmo e o São José, voltaram a receber os estudantes. Ainda pela manhã a reportagem também acompanhou fluxo de retomada no Colégio Madre Imilda, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. A Rede Caminho do Saber também começa o ano letivo nessa segunda-feira, apenas com a Educação Infantil e Anos Iniciais; Anos Finais e Ensino Médio, na Caminho, retornam nesa terça-feira (15).
A estimativa é que a rede privada do RS receba cerca de 420 mil alunos na Educação Básica neste ano. O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe) não tem uma contagem específica para a Serra ou mesmo para Caxias do Sul. A sugestão do sindicato foi de que as escolas iniciassem as aulas no dia 21, mas as instituições têm autonomia para elaborar seus calendários. A vacina em crianças e adolescentes não é exigida para a frequência nas aulas.
A alegria do reencontro, especialmente entre os adolescentes — público predominante da manhã — era visível na chegada ao primeiro dia do ano letivo que começa com presencialidade em 100% em alguns educandários, incluindo o Madre Imilda. Assim como outras escolas da cidade, o local já tinha realizado aulas presenciais em 2021.
— Dá um pouco de nervoso porque é o primeiro dia, mas é bem legal reencontrar os amigos e professores — afirmou Nathalia Paganini, 12, que chegou à escola acompanhada pela mãe nessa manhã.
— No início a gente teve um pouco de receio mas agora está bem tranquilo. Ela ainda não está vacinada, porque pegou covid-19 e o médico orientou que esperássemos 35 dias para ela buscar a imunização. Mas assim que se encerrar este período, nos próximos dias, ela vai estar vacinada e ficaremos ainda mais tranquilas — disse a mãe de Nathalia, Dirlene Paganini, 46.
No Colégio São José, os cerca de 1,9 mil estudantes matriculados entre os turnos da manhã e tarde devem retornar às salas de aula nesta segunda-feira. Somente pela manhã, foram cerca de 900.
— Chegamos a 85% de adesão presencial no final do ano passado, mas agora ela é 100%, sendo o aluno dispensado somente em caso de apresentar sintomas de covid-19. Nestes casos, como estamos estruturados com o modelo híbrido, eles poderão continuar acompanhando as aulas de casa. Foi uma decisão bem tranquila, havia necessidade disso e continuamos mantendo todo o rigor em protocolos sanitários para evitar o contágio — afirmou o vice-diretor do São José, Jorge de Godoy.
Para a Larissa Rodrigues Nogueira, 12, o primeiro dia de aula dela no São José coincidiu com a data do aniversário e foi motivo de alegria. Ela chegou faltando poucos minutos para o início do turno, que foi às 7h30min. Seu pai, Aureliano Rodrigues Reis, que a acompanhou a filha até o portão, falou ao vivo para o Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, e afirmou:
— Ela estava muito empolgada, está começando aqui neste ano, está fazendo 12 anos hoje. Esperamos que tudo volte à normalidade o quanto antes. A Larissa já tomou primeira dose, daqui a pouco, já tomou a segunda. A gente espera que ocorra tudo bem e seja bem tranquilo.