O padre Izidoro Bigolin, 69 anos, morreu na noite de terça-feira (15) em Caxias do Sul. Ele estava internado desde o último sábado (12) no Hospital da Unimed devido a complicações provocadas por câncer. Pároco da Igreja do bairro Pio X ele era muito conhecido e querido pelos fiéis, especialmente, os devotos a Santa Rita de Cássia, já que a paróquia é uma das que promove todos os anos, em 22 de maio, a missa e procissão em honra a ela que é conhecida como a padroeira das causas impossíveis. Antes disso, também atuou na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde também era muito admirado pelos fiéis.
Filho de Avelino Eugênio Bigolin e Fandila Baldin, nasceu em 12 de novembro de 1952, em Nova Roma do Sul. Em 1965, ele ingressou na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, em Porto Alegre. Depois dos estudos, tornou-se seminarista diocesano, e residia no Seminário Maior São Lucas, em Viamão. Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição, em Viamão e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Ele foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1978, por dom Luiz Colussi, em Nova Roma do Sul, com o lema sacerdotal: “Não venho para ser servido, mas para servir” (Mt 20,28).
Bigolin começou o ministério presbiteral como assistente dos seminaristas no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, em 1979. Após, foi membro da equipe sacerdotal da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde seguiu até 1989. Em 1992, realizou o Curso de Espiritualidade Sacerdotal no Centro Internacional de Animação Missionária, em Roma. Também foi Reitor do Seminário Maior São Lucas, em Viamão, de 1992 a 1996, período em que lecionou Liturgia no Seminário de Viamão, na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) e na (PUCRS), e atuou como coordenador diocesano e regional de liturgia.
Em 1996 foi nomeado coordenador da Equipe Sacerdotal da Paróquia e Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde permaneceu até 2014. Desempenhou a missão de Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul de 2011 a 2016. Desde fevereiro de 2015, era o pároco da Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul.
Em nota a Diocese de Caxias, declarou que ao longo de 43 anos de vida sacerdotal, o padre Izidoro deixa um profundo testemunho de fé e serviço ao povo de Deus.
O velório começou por volta das 6h dessa quarta-feira (16) na Paróquia de São Pio X, no bairro Pio X. Haverá missa às 9h. Depois, o corpo do pároco será translado para a Capela Nossa Senhora do Carmo, em Linha Castro Alves, em Nova Roma do Sul, onde será celebrada a missa às 16h30min. O sepultamento acontece no cemitério da mesma comunidade.