Fiéis celebram neste sábado (22) o dia de Santa Rita de Cássia em todo o país. Para homenagear a Santa, conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a Paróquia Pio X, em Caxias do Sul, se programa desde a quarta-feira (19) para marcar a data.
Pelo segundo ano seguido sem a tradicional procissão luminosa, que era realizada há mais de 40 anos ao redor da igreja, no bairro Pio X, a celebração contará com drive-thru às 15h30min. A celebração será realizada na Rua Marcos Moreschi em direção à Rua Moreira César. Voluntários e o pároco da igreja entregarão pãezinhos e sachês de mel, além de uma medalhinha abençoada.
Durante a atividade também serão abençoados os veículos. Após o drive-thru, ocorre a celebração de homenagem às 18h. O lema deste é ano é "Com o dom do Espírito Santo e com Santa Rita, nossa intercessora, pedimos o dom da vida". Todas as celebrações serão transmitidas pelo Facebook da Paróquia São Pio X (@IgrejadoPioX)
Santa Rita
Santa Rita faleceu no dia 22 de maio de 1457, mas só foi canonizada em 1900 e o culto se espalhou pelo mundo. Ela é a intercessora e advogada dos casos urgentes, que intercede pelos fiéis nos momentos mais difíceis de suas vidas.
No centenário da canonização de Santa Rita, o Papa João Paulo II lembrou que "Rita foi reconhecida santa não tanto pela fama dos milagres que a devoção popular atribui à eficácia de sua intercessão junto de Deus todo-poderoso, porém, muito mais pela sua assombrosa normalidade da existência quotidiana, por ela vivida como esposa e mãe, depois como viúva e enfim como monja agostiniana".
Rita era a abreviação carinhosa de seu verdadeiro nome, Margherita. Ela nasceu em Roccaporena, uma pequena aldeia de Cássia, na Itália, em 1381. Segundo biógrafos, Santa Rita foi batizada na Igreja Santa Maria dos Pobres. Poucos dias após o batismo, um enxame de abelhas brancas a envolveu e muitas delas depositaram mel em sua boca, sem a machucar com os ferrões. Na literatura espiritual, abelhas e mel significam "doce conversação", um diálogo com Deus.
O mesmo ocorreu com as rosas. Em pleno inverno com neve, uma amiga de Rita esteve no convento onde ela vivia para visitá-la e, ao despedir-se, perguntou se ela desejava alguma coisa. Ela respondeu que gostaria de receber uma rosa e dois figos. Ao chegar no antigo jardim de Rita, a amiga teve uma grande surpresa: viu uma linda rosa num arbusto contraído pela geada, e o mesmo ocorreu com os figos, que eram belos e maduros.