A santa invocada para solucionar causas impossíveis não deixará de ser lembrada mesmo sem a tradicional procissão luminosa ao redor da Igreja de São Pio X, no bairro Pio X em Caxias do Sul, neste ano. Por conta da pandemia, a paróquia resolveu apostar em um drive thru para não deixar de apoiar os fiéis na data especial. O formato, que descarta a necessidade do público sair de dentro do carro, ocorre a partir das 16h da próxima sexta-feira (22), dia em que Santa Rita de Cássia é lembrada pelos católicos.
Antes do evento, três missas serão celebradas em homenagem à data. A primeira ocorre nesta terça-feira (19) e as outras serão quarta (20) e quinta-feira (21), sempre às 18h. Na sexta-feira, os devotos poderão subir o morro lateral da igreja, na Rua Marcos Moreschi, no sentido da Rua Moreira Cesar ao bairro, para receber uma oração especial de dentro do carro. No mesmo momento, voluntários e o pároco da igreja entregarão pãezinhos e sachês de mel, além de uma medalhinha abençoada. Após o drive thru, ocorre a celebração de homenagem às 18h.
— Vem em boa hora, ela é intercessora para superação. Teremos preces especiais nas missas em relação ao momento que o mundo passa. O lema dos festejos já diz ‘Com Santa Rita, cuidamos da vida’ — ressalta o pároco Izidoro Bigolin
Leia mais
Paróquia de Caxias do Sul disponibiliza confissão em "drive thru"
Fiéis homenageiam Santa das causas impossíveis em Caxias
Galeria de fotos: procissão de Santa Rita reúne centenas de fiéis em Caxias
Dia de homenagear a Santa das causas impossíveis
Conforme o padre, Santa Rita também protege os apicultores. A história conta que ela, ainda bebê, foi colocada em um cesto, no campo, para ficar até que seus pais retornassem da roça. Nesse meio tempo, um enxame de abelhas envolveu a criança. Um homem, com a mão ferida, tentou ajudá-la quando percebeu a presença dos insetos e além de não ser picado, teve a mão curada. A menina que se tornaria santa não apresentou uma picada sequer. Por isso, há também a simbologia relacionada aos pães de mel.
Santa Rita foi batizada Margarita, mas aderiu ao outro nome quando entrou para o convento, depois de ficar viúva. Como ela morava em um vilarejo vizinho à cidade italiana de Cássia, ficou conhecida como Rita de Cássia.
As missas na Paróquia Pio X poderão receber no máximo 80 pessoas cada para manter distanciamento preventivo ao contágio. Todos deverão usar máscaras. A urna para receber papeis com pedidos continuará disponível aos participantes. As celebrações serão transmitidas também pela página da igreja no facebook .