Fiéis celebram hoje, o dia de Santa Rita de Cássia, em todo o país. Em Caxias do Sul, uma missa seguida de procissão em homenagem a padroeira das causas impossíveis está marcada para às 18h na Igreja Pio X.
Devotos levam rosas e tocam a imagem da Santa com as flores, enquanto alguns as levam de volta para casa, outros depositam as rosas junto à padroeira.
Antes da procissão, que é realizada sempre no dia 22, há quarenta anos, são entregues velas para iluminar o trajeto dos devotos seguindo a imagem da Santa, no entorno da igreja. São poucos metros, mas marcados por emoção e fé.
Suzana Ângela da Silva, 67 anos, conta que a devoção à Santa das causas impossíveis foi herança da mãe dela, Tereza Franzoi Susin, 96.
– É de mãe para filha. Minha mãe é devota e a história da Santa Rita, que perdeu os filhos, e foi uma mulher que sofreu tanto, e sempre teve fé, é tocante. Eu acredito que sou atendida por ela quando peço uma graça. Tenho muita fé, e rezo e agradeço a Santa Rita pelas bênçãos da minha vida todos os dias – ressalta ela.
O pároco da igreja do Pio X, padre Izidoro Bigolin, lembra que os fiéis que acompanham a procissão, sempre luminosa, cantam músicas e rezam em homenagem a Santa. Ao final da missa, cada devoto um botão de rosa para levar para casa e um pão de mel, entregue pela organização do encontro. Ele explica que a igreja mantém tradições próprias como as velas, as pétalas de rosa e o mel, com os pãezinhos, que são entregues aos fiéis:
– Santa Rita faleceu no dia 22 de maio de 1457, mas só foi canonizada em 1900 e o culto se espalhou pelo mundo inteiro. Ela é a intercessora e advogada dos casos urgente, que intercede pelos fiéis nos momentos mais difíceis de suas vidas. A procissão é um momento de muita fé e oração.
A comunidade também realizou novenas para celebrar Santa Rita e demais localidades caxiense a homenagearam neste mês. Na Igreja do bairro Floresta, que tem o nome da Santa, centenas de fiéis celebraram, no domingo, a padroeira das causas impossíveis durante a missa e após almoçaram no salão da comunidade.