A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informou, pouco antes das 10h30min desse sábado (8), que encerrou a testagem na Praça Dante Alighieri. A ação iniciada às 9h estava prevista para seguir até as 13h, mas a alta procura excedeu a capacidade, segundo informado pela assessoria da pasta, e a entrega de senhas foi encerrada uma hora e meia depois do início.
A ação que também vacina contra a covid-19 e gripe está sendo realizada, ainda, nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta e Desvio Rizzo. Nestes locais, a distribuição de senhas para testes também foi encerrada. O número de testes aplicados neste sábado ainda não foi divulgado pela prefeitura. A vacinação segue normalmente em todos os pontos.
Na Praça Dante, por volta das 9h30min, cerca de 100 pessoas aguardavam na fila para a testagem e outras 140 aguardavam para as doses de imunização.
— Tivemos que encerrar antes a distribuição de senhas devido à alta procura, pois temos uma capacidade instalada para o atendimento, que segue até as 13h — explicou Vanusa Perini, que é diretora da Atenção Primária em Saúde de Caxias do Sul.
— Não temos os dados concretos ainda, mas a gente percebe um grande número de positivos. É importante que as pessoas continuem usando máscara, higienizando as mãos e evitando levar as mãos ao rosto pra evitar a contaminação — completou a médica, que acompanha a ação da Praça neste sábado.
Segundo a prefeitura, a testagem continua a partir de segunda-feira (10) em todas as UBSs (exceto a UBV Alvorada). A orientação é que cada pessoa busque sua UBS de referência. Devem fazer o teste pessoas com sintomas gripais ou pessoas sem sintomas que tiveram contato com caso positivo (ir do 5º ao 10º dia após o contato).
Além disso, a partir de segunda-feira, para ampliar a oferta de testagem de covid-19 à população, a UBS Centro de Saúde passa a funcionar das 16h30min às 20h como referência para testes de covid-19. Antes desse horário, o atendimento na unidade é normal. Casos graves devem procurar uma das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Central ou Zona Norte.
A testagem, que é feita com o chamado teste-rápido (antígeno), tem como objetivo ampliar o rastreio de casos de infecção por coronavírus na cidade. O resultado sai em aproximadamente 15 minutos. Regina Costa Rocha, 53 anos, comemorou o resultado negativo:
— Eu estou com sintomas há uma semana. Coriza, dor nas costas... Então, vim fazer o teste e graças a Deus deu negativo. É uma doença que a gente ainda não sabe como lidar com ela, tivemos muitas perdas por essa doença, a gente fica sempre com um pé atrás — afirmou a técnica de enfermagem que reside no bairro Apanhador e realizou o teste nessa manhã.
Os casos ativos de coronavírus aumentaram 240% desde o dia 1º de janeiro em Caxias do Sul. Os 146 pacientes ativos registrados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no primeiro dia do ano, se transformaram em 497 nesta sexta-feira (7). Em números de casos positivos, foram 622 durante este período.
Vacinação neste sábado
Doses contra a gripe são aplicadas em todos os pontos abertos hoje. Para doses da covid-19, há que se observar a disponibilidade em cada local:
Na Praça Dante Alighieri e UBS Cinquentenário estarão disponíveis:
:: primeira dose para pessoas com mais de 18 anos;
:: segunda dose da CoronaVac para quem se vacinou até 11 de dezembro;
:: e a dose de reforço da Janssen.
Nas UBSs Cruzeiro, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta e Desvio Rizzo poderão ser buscadas:
:: primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos;
:: segunda dose para quem fez AstraZeneca ou Pfizer até 13 de novembro;
:: terceira dose para quem fez segunda dose até 8 de setembro;
:: terceira dose para pessoas imunossuprimidas vacinadas até 11 de dezembro;
:: dose de reforço da Janssen para os vacinados há mais de dois meses.