Mais do que as tradicionais atividades nos pavilhões, como a exposição e distribuição de uvas, experiências de compras e as apresentações musicais, a Festa da Uva 2022 também se prepara para disponibilizar ações voltadas para atrair o público jovem no mais famoso evento de Caxias do Sul. Uma delas é o retorno do parque de diversões, uma das atrações mais esperadas, que volta aos pavilhões e terá a estrutura montada próximo ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, nos fundos do parque.
Outras novidades também estão no radar. Segundo o diretor de Engajamento e Parcerias Estratégicas da Festa da Uva, Michel Sonda, o evento contará também com um simulador de Fórmula 1. O equipamento foi desenvolvido pelos cursos de Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul e será exposto no parque em parceria com o Trino Polo. A promessa é que o brinquedo ofereça imagens em alta resolução, permitindo que o visitante tenha uma noção de como é estar em um carro de corrida.
Ainda não se sabe se o equipamento estará em um espaço fixo nos pavilhões ou se poderá circular pelo parque. Para participar, de acordo com Sonda, o visitante deverá fazer a doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul. A ideia é que o simulador chame a atenção como o Museu do Videogame, uma das atrações mais elogiadas da Festa da Uva 2016.
— Estamos ainda ajustando como será organizado, como vamos fazer para que essa experiência seja bacana, mas é algo que vamos disponibilizar ao visitante. Vamos trabalhar bastante para ter ações que cativem o público que venha nos visitar — garante.
Outra iniciativa prevê a instalação de uma roda gigante nos pavilhões, uma tradição charmosa em eventos pelo mundo e que fez parte das atrações da Festa da Uva em anos anteriores. Essa contratação, segundo Sonda, ainda está em fase de avaliação e não está garantida. O principal entrave são os custos, principalmente de transporte da estrutura.
Vale lembrar que a edição de 2019 do Mississippi Delta Blues Festival (MDBF) montou uma roda gigante na Estação Férrea durante a atração.
— A ideia é que a roda gigante também fique próxima ao Cristo e ofereça uma ótima experiência para o visitante, podendo fazer o passeio e ter toda a cidade como cenário. Mas existe uma demanda muito grande de montagem e isso é uma das coisas que estão sendo avaliadas pela comissão. O custo é elevado e ainda não sabemos se será uma atração que será facilmente vendida durante a Festa, apesar de eu acreditar que sim — avalia.
Ainda de acordo com ele, ao longo do passeio nos pavilhões, haverá iniciativas que incentivem o visitante a fazer selfies e também outras ações de inovação e tecnologia.