A programação cultural da Festa da Uva 2022 será conhecida somente na sexta-feira (19), mas o presidente da comissão comunitária do evento, Fernando Bertotto, adiantou no programa Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra dessa quarta-feira (17) que serão pelo menos seis shows nacionais. O número pode aumentar já que, segundo ele, a organização ainda trabalha para trazer mais atrações de porte nacional.
— Vamos ter shows para todos os públicos e para todos os gostos, desde pagode ao rock e à música eletrônica. Vamos contemplar a todos — disse.
Quanto aos protocolos de segurança para acesso aos Pavilhões, Bertotto explicou que a comissão trabalha com vários cenários já que não é possível saber precisamente como estará a situação em fevereiro. O plano para realização da Festa será encaminhado ao Gabinete de Crise do Governo do Estado em dezembro.
Para esta edição, Bertotto adiantou também que haverá uma área de inovação tecnológica com robôs e games. Além disso, conforme o presidente, mais de 80% dos espaços já foram vendidos, tanto na área destinada ao comércio quando à gastronomia. A estimativa é distribuir de 180 a 200 toneladas de uvas no Parque de Eventos e nos desfiles do corso alegórico.
Trajes das soberanas
Os vestidos da rainha Pricila Zanol e das princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann serão apresentados oficialmente em um jantar festivo no dia 2 de dezembro no Recreio da Juventude. O trabalho de pesquisa para elaboração dos trajes é do jornalista e pesquisador Charles Tonet. A confecção é da estilista Vivian Boff.
Ouça a entrevista:
Polêmica
Sobre a possibilidade de boicote à Festa da Uva por parte de produtores rurais em resposta à proposta da prefeitura de instalação do Parque de Proteção Animal na 2ª Légua, em Forqueta, Bertotto acredita que a situação será resolvida. A comissão representativa das comunidades da 2ª Légua emitiu uma nota onde diz que irá tratar do assunto nos próximos dias, mas que, entre os agricultores é forte a tendência de boicote.
— Acredito que a prefeitura e a comunidade vão chegar num acordo, as coisas serão decididas da forma mais tranquila possível, até porque a Festa da Uva é muito maior que isso tudo — destacou Bertotto.