Faltando pouco mais de quatro meses para o início do evento, a Festa da Uva 2022 contabilizou até segunda-feira (11) a venda de 70% dos 140 espaços destinados para a feira multissetorial no Pavilhão 1. Principal área para negócios, o espaço deve ser totalmente comercializado nas próximas semanas em um trabalho realizado por uma empresa terceirizada contratada pela festa. Entre a maioria dos expositores com estandes reservados para o evento do ano que vem, estão malharias, lojas de colchões, comércio de móveis, roupas e artesanato, sendo a maioria de empresas de Caxias do Sul e da região.
De acordo com o diretor-executivo da Festa da Uva, Luciano Pereira, cada estande terá 24 metros quadrados, mas algumas empresas reservaram até oito áreas para expor os produtos aos visitantes. É o caso de uma loja de móveis, que montará um espaço semelhante a uma casa para mostrar toda a linha de itens fabricados para uma residência. Os estandes localizados em esquinas e áreas de grande circulação do espaço multissetorial foram os mais procurados e estão todos vendidos.
Ao contrário da edição passada, o fluxo de pessoas no Pavilhão 1 será direcionado, fazendo com que o visitante siga um roteiro estabelecido pelos organizadores durante o passeio nos pavilhões. Essa medida, conforme Pereira, busca evitar aglomerações e permitir o controle do número máximo de pessoas que acessarão o espaço. Até então, como o visitante podia iniciar o percurso em qualquer local, haviam diferentes formas de acessar o pavilhão.
Outra novidade da edição de 2019, mas que será mantida em 2022, é a organização de corredores mais amplos e que facilitem o deslocamento das pessoas:
— Essas são as medidas que estamos trabalhando agora com o cenário atual da pandemia, em que pensamos que deverá existir a necessidade de controle do número de pessoas circulando no parque durante os dias do evento. Pode ser que até lá mude, mas é com essa realidade que estamos planejando tudo — justifica o diretor.
Pereira afirma também que a procura pelos espaços surpreendeu os organizadores. Segundo ele, os empresários da região estão otimistas com a retomada dos eventos e da Festa da Uva, que sempre é considerada uma vitrine para a cidade e para quem mora em outras regiões do Rio Grande do Sul.
— Os expositores estão há quase dois anos sem participar de feiras e eventos e a Festa da Uva será a primeira grande festa a retomar no próximo ano. Tudo isso tem contribuído para comemorarmos esse excelente resultado — destaca.
Além do Pavilhão 2, que será destinado para alimentação (leia mais abaixo), a Festa da Uva planeja como será o Centro de Eventos, um dos espaços mais nobres da festa. Ainda de acordo com Pereira, o local abrigará a tradicional exposição de uvas e um espaço de tecnologia e inovação, que está sendo estruturado. Também concentrará um setor com vinícolas, o espaço para municípios da região e os estandes de grandes empresas.
A próxima edição do evento está marcada para ocorrer de 18 de fevereiro a 6 de março de 2022.
Venda de espaços de gastronomia no Pavilhão 2 inicia nesta semana
A partir de quinta-feira (14), a Festa da Uva inicia a venda de espaços para o Pavilhão 2, que será destinado para a alimentação. Serão 35 pontos de gastronomia, divididos entre restaurantes e locais para lanches rápidos. Segundo Pereira, serão estantes com 20 metros quadrados, que podem ser transformados em 10 metros quadrados, de acordo com a necessidade do espaço e o produto comercializado.
O cronograma para as negociações prevê que os expositores que já haviam contratado espaço na Festa das Colheitas deste ano poderão escolher os espaços entre 14 a 20 de outubro. Já os expositores da Festa da Uva 2019 serão atendidos prioritariamente entre 21 e 27 de outubro para escolha da área, conforme disponibilidade de área numerada no mapa.
E a partir do dia 28 de outubro inicia a comercialização dos espaços para novos expositores, conforme disponibilidade. A venda dos espaços está a cargo da empresa AM9 Produções Gestão de Eventos pelos telefones (54) 3208.3755 e (54) 98415-6204 (WhatsApp).
Comissão da Festa da Uva colhe sugestões na Oktoberfest, em Santa Cruz
Uma comitiva da Festa da Uva 2022 esteve em Santa Cruz do Sul, no sábado (9), para visitar a 36ª Oktoberfest. Além de divulgar o evento da Serra, os organizadores da Festa da Uva também acompanharam os protocolos adotados pela festa alemã para a realização da festividade em plena pandemia de covid-19.
Segundo o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, para acessar o parque da Oktoberfest, era necessário fazer um pré-cadastro no site do evento, além de apresentar carteira de vacinação (com no mínimo uma dose da vacina contra o coronavírus) e aferição da temperatura corporal na chegada ao parque. A exigência de máscaras, álcool em gel e capacidade máxima limitada também foram ações adotadas pelos organizadores. Monitores espalhados pelo parque orientavam quem tirava a máscara ou usava o acessório abaixo do nariz.
Bertotto explica que essa é a segunda visita feita pela comitiva da Festa da Uva a um evento no estado: a primeira ocorreu na Expointer, no final de agosto. De acordo com ele, ainda é cedo para definir os protocolos que serão exigidos para a Festa da Uva do ano que vem, mas que essas agendas em outras cidades ajudam a planejar como serão os 16 dias de evento nos pavilhões.
— A Expointer não exigia vacinação das pessoas, mas, a Oktoberfest, sim. Os dois eventos tinham essa ferramenta de pré-cadastro no site, uma forma de controlar melhor os acessos. Então são experiências que estamos conferindo, trocando figurinhas, para que possamos realizar uma grande Festa da Uva. Se vai exigir vacinação ou não, ainda não temos como saber porque a gente torce para um cenário muito melhor no ano que vem — explica.