As toalhas xadrez que cobrem as mesas, os chapéus de palha pendurados e os bules que decoram o ambiente logo mostram o ar colonial proposto pelo Armazém do Gringo, restaurante que abriu as portas neste domingo (26) na casa 13 da Réplica de Caxias, nos Pavilhões da Festa da Uva.
O novo espaço gastronômico chega com a missão de reforçar o conceito turístico e dar mais vida aos Pavilhões, não só no sábado e no domingo, como também nos dias de semana. A novidade chamou a atenção e despertou curiosidade: por volta de 11h30min, quem passava por ali, se aproximava para buscar mais informações sobre o cardápio e horário de atendimento.
O casal Lea e Mario Bassanesi, moradores de Caxias, foram os primeiros clientes a saborear os pratos do Armazém do Gringo. Eles, que souberam da abertura pela mídia, chegaram por volta de 11h45min e foram recepcionados com tábua de frios, composta por salame, torresmo, queijo e pão, todos produzidos em Santa Lúcia do Piaí.
— É algo da nossa cultura, tem a ver com a nossa geração por isso viemos conhecer e prestigiar — diz Lea.
— Gostamos de conhecer coisas novas. O município estava precisando de um local assim — complementou Mario.
O restaurante tem capacidade interna para 30 pessoas e mais três mesas externas, que somam mais seis lugares. A ideia é finalizar ainda esta semana um deck no lado direito, com mais 20 cadeiras, segundo Ricardo Trindade, o "Gringo" que dá nome ao local.
— Está bem a cara da colônia. Era isso que queríamos — comentou Trindade, enquanto preparava a primeira mesa reservada do domingo.
O Armazém do Gringo servirá, de quarta a sábado, durante a tarde, o que os proprietários batizaram como "café da nona". No domingo, é possível almoçar, a partir das 11h30min, e jantar (mediante agendamento). Para o almoço, não é preciso fazer reserva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99605-0676.
Dentre o cardápio do café estão: polenta brustolada, grostoli, salame, queijo, geleias, entre outros. Nos domingos o almoço de colônia conta com pratos como sopa, risoto e tortei.
O Armazém do Gringo se soma a outros dois restaurantes que já existem nos Pavilhões, o Bolicho dos Piardi, que oferece culinária ítalo-gaúcha, e o Tulipa, que trabalha com o sistema de buffet.
Mississippi teve "reabertura parcial"
Outra novidade que ajudou a movimentar os Pavilhões da Festa da Uva neste final de semana foi a retomada das atrações no bar Mississippi na casa 15 das Réplicas. A chamada "reabertura parcial" teve atrações nas noites de sexta e no sábado.
Segundo o proprietário, Toyo Bagoso, os eventos do final de semana ainda não fazem parte da inauguração oficial. Ele comenta que estão sendo feito ajustes, como construção da cozinha, e em breve serão anunciadas novidades.
O Mississippi Delta Blues Bar fechou as portas na Estação Férrea em abril de 2020, após quase 14 anos no mesmo endereço.