A edição de 2022 da Festa Nacional da Uva, de Caxias do Sul, celebrará em sua identidade a esperança de dias melhores. O tema escolhido para a 33ª edição do evento é “Juntos outra vez” e foi apresentado na noite desta terça-feira (28) junto com o cartaz oficial e a música-tema da festa do ano que vem. O estudo e a concepção da temática foi liderado pela diretora de Cultura e Desfiles, Aline Zilli, que também é secretária municipal da Cultura de Caxias.
A concepção do tema envolveu diferentes grupos de trabalho e a frase escolhida, segundo a diretora, foi uma sugestão levada aos organizadores pelo escritor José Clemente Pozenato. Um dos principais significados do tema remonta à pandemia de covid-19 e os desafios provocados pelo distanciamento social. O "juntos" representa o esforço coletivo e a união da comunidade. Já o "outra vez" resgata a lembrança de outras edições da Festa da Uva, além do desejo de reviver as experiências proporcionadas pelo evento.
O objetivo dos organizadores é que a Festa da Uva do ano que vem seja lembrada como símbolo da retomada das festividades e da superação dos momentos difíceis enfrentados pela comunidade.
— O tema é simples e verdadeiro, como é a essência da nossa festa. Fizemos um trabalho de recuperar o que foi usado em todas as edições, pensar em novas frases e essa surgiu como o melhor caminho para sintetizarmos o que queremos mostrar no ano que vem — explica Aline.
Os termos "retomada" e "voltar a celebrar" foram bastante presentes nas falas das autoridades que acompanharam o evento, como o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e também da rainha da Festa da Uva, Pricila Zanol.
— A Festa da Uva nasceu em um dos piores momentos e se tornou um símbolo da nossa cidade. Desta vez, não será diferente. Tenho certeza que a próxima Festa da Uva marcará a retomada após esse período de sofrimento e angustia que passamos e que espero nunca mais passar — afirma Adiló.
— O tema é o símbolo máximo da nossa festa. Estaremos juntos outra vez na retomada de um evento histórico e que ficará marcado na memória da nossa comunidade — resume Priscila.
Principal peça de divulgação, o cartaz da Festa da Uva traz a uva como figura central, envolvida pela representação de uma mão e com a presença que remonta às experiências de compras, gastronomia, cultura local e dos agricultores — fundamentais para a produção da fruta símbolo da região. O trio de soberanas do evento ainda não está no cartaz porque aguarda a confecção dos trajes oficiais e, posteriormente, serão incorporadas à peça de divulgação (leia mais abaixo)
Além do tema e do cartaz, também foi apresentada a música-tema do evento. Quem assina a composição é o professor Mario Michelon e os arranjos são assinados pelo produtor musical Joel Vianna. A dupla trabalhou junta na música-tema da Festa da Uva em 2006, 2008 e 2010. A voz principal da canção que embala a próxima festa é de Patrícia Vianna. Ela não pode estar presente no lançamento porque se recupera de uma cirurgia. Além de Patrícia, outras seis vozes se somam ao coro da canção, incluindo a de Alice Maganin Vianna, 7 anos, que é neta de Joel.
A próxima edição do evento está marcada para ocorrer de 18 de fevereiro a 6 de março de 2022.
Festa começa a ganhar forma
Segundo o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, o orçamento do evento deve ser de R$ 17 milhões. Nas próximas semanas, os organizadores viajam a São Paulo para encontros com representantes de instituições financeiras com o objetivo de fechar contratos de patrocínio.
Além disso, Bertotto prevê que os recursos para a realização do evento serão obtidos com a venda de ingressos, de espaços e também por meio das leis de incentivo. Somente com a bilheteria, considerando poder receber um público de 300 mil a 500 mil visitantes, a Festa da Uva espera arrecadar R$ 4 milhões.
—É muito difícil prever o que se espera de público, mas esperamos que até fevereiro do ano que vem se tenham flexibilizações e um cenário mais favorável sobre a pandemia — explica Bertotto.
Outra frente de trabalho também é na venda de espaços. Nos três ambientes (Centro de Eventos e pavilhões 1 e 2) espera-se receber 150 expositores e outros 100 que serão responsáveis pela comercialização de alimentos. Para os shows nacionais, uma empresa terceirizada foi contratada e alguns nomes devem ser apresentados nas próximas semanas.
Sobre os trajes oficiais da rainha Pricila Zanol e das princesas Bianca Ott e Bruna Malmann, Bertotto afirma que eles serão conhecidos apenas em dezembro. Sem antecipar detalhes, ele afirma que o objetivo é pensar em uma concepção diferente das vestimentas de soberanas de festas passadas e que este novo trabalho deverá considerar um resgate artesanal e histórico. A pesquisa está sendo feita pelo jornalista Charles Tonet e a confecção dos trajes será de responsabilidade da estilista Vivian Boff.
Leia a letra da música-tema da Festa da Uva 2022
JUNTOS OUTRA VEZ
Letra de Mario Michelon e música de Joel Viana
Contemplo tão belas videiras
Bordadas de uva madura
E o canto das vindimeiras
Pulsando vida e cultura
Renasce a flor da esperança
Os sonhos sempre são tantos
Nós somos a história que avança
Na terra de frutos e encantos
VEM, VEM, VEM
JUNTOS OUTRA VEZ
TEM PAZ E HARMONIA
TEM UVA E ALEGRIA
NO SUL DO PAÍS
A FESTA ESTÁ NO AR
VEM PRA SER FELIZ
VEM COMEMORAR
Desfilam crianças felizes
Que espelham seus ancestrais
E juntos de tantas raízes
Crescemos cada vez mais
E nesse lugar do universo
Tem arte do "Mago das cores"
Pra quem vem de longe ou de perto
Delícias com muitos sabores
VEM, VEM,VEM...
É o coração que nos guia
Na luz da inspiração
A força do amor é magia
No palco da celebração