CORREÇÃO: a empresa que ingressou com um recurso na licitação do Aeroporto Regional de Vila Oliva foi a Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, e não a Incorp Consultoria e Assessoria. A informação incorreta permaneceu publicada entre 17h42min do dia 10/08/2021 e 16h30min do dia 11/08/2021.
A prefeitura de Caxias do Sul confirmou na tarde desta terça-feira (10) que a Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, de Santa Catarina venceu a licitação para realizar o projeto executivo do Aeroporto Regional, no distrito de Vila Oliva. Assim, o contrato pode ser assinado nas próximas semanas.
O processo de licitação referente ao projeto executivo para o futuro aeroporto se iniciou com três empresas na disputa. Com o decorrer do processo, apenas duas permaneceram no certame, caso da Iguatemi e da Incorp. Após a abertura dos envelopes, no último mês, a Iguatemi entrou com um recurso, o qual acabou não tendo sucesso.
Como não há mais possibilidade para novas ações de contestação, a Iguatemi foi declarada vencedora do processo. De acordo com a secretária do Planejamento de Caxias, Margarete Bender, a empresa apresentou valor menor do que estava na licitação, que era cerca de R$ 3 milhões.
— A vencedora apresentou na abertura dos envelopes, algo em torno de R$ 2 milhões. Nós fizemos uma consulta junto a empresa para entendermos o valor mais reduzido e foi verificado que parte do trabalho de execução, como licenciamento ambiental e outras, terão envolvimento de empresas caxienses, o que possibilitou o orçamento mais enxuto — explica.
O projeto executivo que será executado pela Iguatemi vai balizar a execução da obra como um todo, que ficará a cargo de outra empresa a ser definida em uma próxima etapa.
Segundo a secretária, a homologação do resultado da licitação será oficializada nesta quarta-feira (11). Em seguida, a minuta de contrato será redigida e o município marcará encontro com representantes da empresa vencedora para o ato de assinatura.
— Em princípio, a perspectiva é que semana que vem podemos ter essa possiblidade. A empresa tem 30 dias para apresentar o plano de execução em uma plataforma especifica e exigida pelos órgãos de aviação — diz Margarete.
A Iguatemi terá um ano para concluir o projeto. A licitação referente à obra deve sair somente em 2022, segundo a secretária.