Fundamental para o escoamento da produção rural, a ligação entre Nova Roma do Sul e Antônio Prado tem recursos garantidos para o asfaltamento de todo o trecho até 2022. Em obras desde 2017, o trecho de 14 quilômetros, que compreende a RS-448 e a RS-437, vinha recebendo recursos a conta-gotas por parte do governo do Estado. Agora, a ligação foi incluída no Plano de Obras do Programa Avançar, que aportará R$ 1,3 bilhão em investimentos rodoviários no Estado, dos quais R$ 192,7 milhões somente na Serra.
Até agora foram pavimentados pouco mais da metade do percurso de 14 quilômetros que ainda estava pendente. As obras vinham sendo realizadas com o dinheiro que o Estado recebe da Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), cobrada sobre os combustíveis. Entre novembro de 2019 e maio de 2020 as obras chegaram a ser paralisadas por falta de repasses por parte do Estado. Contudo, a retomada foi possível com a destinação de R$ 2,5 milhões do tributo federal. Em setembro, foram acrescidos mais R$ 2 milhões a esse total.
Agora, inserida no Plano de Obras, a rodovia terminará o ano com R$ 6,5 milhões aplicados e outros R$ 2,7 milhões já estão reservados para 2022. Dessa forma, a previsão do Estado é chegar ao fim de 2021 com 8,3 quilômetros pavimentados dos 10 que ainda não haviam sido concluídos em anos anteriores. Com esse cronograma, a expectativa é pavimentar 1,7 quilômetro em 2022, com custo total para o término de R$ 9,2 milhões.
De acordo com o prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle (Progressistas), praticamente todo o trecho da RS-437, entre Antônio Prado e o entroncamento com a RS-448 já foi pavimentado. Falta agora apenas a sinalização.
— Está faltando 1,6 quilômetro na saída da cidade, que foi previsto refazer o projeto e tem duas pontes pendentes, que precisam ser alargadas — explica Dalle Molle.
Atualmente, as equipes trabalham em um trecho de seis quilômetros da RS-448, entre Nova Roma do Sul e o entroncamento com a RS-437. O objetivo agora, conforme Dalle Molle, é formar um convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a pavimentação da RS-437 entre o entroncamento com a RS-448 e o município de Vila Flores. A proposta é que a prefeitura pavimente o trecho de cinco quilômetros da rodovia que está no território do município. Outros seis quilômetros em Vila Flores estão sendo calçados com paralelepípedos. As negociações com o Daer começaram em março e as tratativas já estão em fase final.
— Tem um ponto com dificuldade para passar carretas em Vila Flores. Temos muito movimento de cargas por essa região, principalmente de grãos. Também tem os aviários, com a parte de rações muito transportada por ali — observa o prefeito.
Novo acesso a Nova Roma do Sul
A conclusão da ligação com Antônio Prado criará um novo acesso pavimentado a Nova Roma do Sul. Atualmente, o único acesso rodoviário asfaltado é a RS-448 a partir de Farroupilha, que ficou bloqueada durante todo o segundo semestre do ano passado devido ao desmoronamento do leito da pista. Outras opções são balsas, que costumam ficar interrompidas em períodos chuvosos.
Durante a interdição, uma das principais alternativas era justamente o trecho em fase de pavimentação, mas que aumentava a distância para os deslocamentos que tinham como destino Farroupilha ou mesmo a Região Metropolitana de Porto Alegre.
A recuperação da rodovia foi concluída no início do ano. A obra exigiu a recomposição da encosta e a construção de novas pistas.