As rodovias estaduais que cortam Caxias do Sul e municípios do entorno receberão R$ 192,7 milhões em recursos do tesouro do Estado para obras de recuperação, melhorias de ligações regionais e acessos municipais. Os valores estão previstos no eixo de logística do programa Avançar, anunciado na tarde desta quarta-feira (9) pelo governador Eduardo Leite. Ao todo, serão destinados R$ 1,3 bilhão entre este mês e dezembro de 2022 para rodovias de todo o Estado.
Dividido em nove regiões, o programa prevê a recuperação de 276 quilômetros de estradas somente na região 3, que contempla a maior parte dos trechos da Serra. Entre elas, estão rodovias com problemas históricos de conservação, como a RS-813, que liga Farroupilha a Garibaldi, e a Rota do Sol, entre Tainhas e Lajeado Grande. Estradas que estão previstas no programa de concessões a ser iniciado no primeiro semestre de 2022, porém, também estão contempladas. É o caso da RS-122, entre São Vendelino e Caxias do Sul, da RS-453, entre Farroupilha e Garibaldi e da RS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino.
O modelo de concessões proposto para a região prevê que a concessionária faça investimentos sem a cobrança de pedágio no primeiro ano de contrato. Com a recuperação encaminhada pelo Estado, porém, a tendência é de que a iniciativa privada receba os trechos concedidos em condições bem melhores do que as atuais.
Além das recuperações, o programa Avançar também vai destinar recursos para a conclusão de estradas demandadas há anos por moradores da Serra. A RS-020, entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes, por exemplo, finalmente será concluída com o aporte de R$ 52,2 milhões. Também em Cambará, a RS-427 receberá R$ 29,7 milhões para a pavimentação do acesso ao Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde fica o cânion do Itaimbezinho. Já a ligação entre Antônio Prado e Nova Roma do Sul será concluída com a destinação de R$ 9,2 milhões. O município de Montauri também terá o acesso municipal concluído com o investimento de R$ 15 milhões. A Rota do Sol está contemplada com cerca de R$ 16 milhões para a construção de barreiras de contenção e implantação dos postos de fiscalização tanto na Serra quanto no Litoral.
No anúncio, Eduardo Leite afirmou que a disponibilidade de recursos será possível devido a economia de R$ 3 bilhões entre 2020 e 2022 viabilizada pelo Estado com a nova previdência dos servidores. Além disso, a concessão de rodovias também irá gerar receitas extraordinárias, que permitirão investimentos.
— Este ano, vamos ter cerca de R$ 1 bilhão de economia na folha e, no próximo ano, mais de R$ 1 bilhão. São cerca de R$ 3 bilhões, considerando 2020, 2021 e 2022. De outro lado, não bastaria isso sem termos as privatizações, porque as privatizações gerarão as receitas extraordinárias que vão sustentar boa parte desse plano de investimentos — ressaltou.
O anúncio do governador ocorreu simultaneamente à apresentação dos estudos do modelo de concessão à líderes regionais da Serra. A reunião ocorreu na Câmara de Indústria, Comércio e Serviço de Caxias (CIC) com a participação do secretário de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto. O grupo tinha expectativa do anúncio de locais de pedágios e valores que servirão de base para as tarifas, mas esses detalhes devem ser concluídos somente na sexta-feira (11).
Recuperação de rodovias
Região 3
- RS-453 - 11 quilômetros no contorno de Caxias do Sul: R$ 3,42 milhões
- RS-122 - 9,16 quilômetros de Farroupilha a Caxias do Sul: R$ 1,7 milhão
- RS-453 - 17,96 quilômetros de Bento Gonçalves a Farroupilha: R$ 1,78 milhões
- RS-446 - 8,84 quilômetros de São Vendelino a Carlos Barbosa: R$ 1,37 milhão
- RS-122 - 11,83 de São Vendelino a Farroupilha: R$ 1,19 milhão
- RS-813 - 6,91 quilômetros no Desvio Blauth: R$ 3.45 milhões
- RS-851 - 9,72 de Serafina Corrêa ao Rio Carrero: R$ 1,49 milhão
- RS-126 - 4 quilômetros de Ibiraiaras a São Jorge: R$ 800 mil
- RS-020 - 7 quilômetros de Cambará do Sul a Taquara: R$ 11,7 milhões
- RS-453 (Rota do Sol) - 40 quilômetros entre Lajeado Grande e Tainhas: R$ 4,85 milhões
- RS-110 - 74 quilômetros da Várzea do Cedro a Bom Jesus: R$ 4,71 milhões
- RS-453 - 3,4 quilômetros não especificados: R$ 650 mil
- RS-444 - 2 quilômetros em Monte Belo do Sul: R$ 1,94 milhão
Região 2 (que inclui trechos de estradas da Serra)
- RS 446 - 6 quilômetros de São Vendelino a Carlos Barbosa: R$ 929,9 mil
- RS 122 - 9 quilômetros de São Vendelino a Farroupilha: R$ 907,3 mil
- RS 452 - 5,44 quilômetros de Bom Princípio a Vila Cristina: R$ 1.78 milhão
- RS-020 - 18 quilômetros de Cambará do Sul a Taquara: R$ 2,29 milhões
- RS-452/RS-826 - 4 quilômetros de Feliz a Alto Feliz: R$ 2,32 milhões
Ligações regionais (conclusão de pavimentações)
- RS-020, entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes: R$ 52,2 milhões com conclusão em 2022
- RS-448, entre Antônio Prado e Nova Roma do Sul: R$ 9,2 milhões com conclusão em 2022
- RS-453 (Rota do Sol): R$ 16 milhões para obras de contenção e postos de fiscalização na Serra e no Litoral
- RS 427, entre Tainhas e o Parque Nacional dos Aparados da Serra: R$ 29,7 milhões com conclusão em 2022
- RS-126, entre Guabiju, São Jorge e Nova Araçá: R$ 28,1 milhões
Acessos municipais
- Montauri: R$ 15 milhões para conclusão do acesso pela RS-477
- Melhorias em acessos de União da Serra, Pinhal da Serra e Monte Alegre dos Campos