Alegria, proteção, confiança. Algumas das palavras usadas pelos moradores de 59 anos de Nova Pádua que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no início da tarde desta terça-feira (1). A cidade de pouco mais de 2,5 mil habitantes abriu a vacinação para pessoas de fora dos grupos prioritários após concluir, na segunda-feira (31/05), a imunização de cerca de 40 profissionais da educação.
O primeiro da fila chegou pouco depois das 13h. Os horários foram agendados na tarde de segunda em grupos de cinco pessoas para evitar aglomerações na Unidade Básica de Saúde Dom Henrique Gelain. O operador de máquina Antoninho Viapiana, 59 anos, ouviu atentamente as recomendações da enfermeira para voltar em 24 de agosto, quando completam-se as 12 semanas de aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca.
— Eu acredito que vai ajudar bastante. Estou fazendo isso (recebendo a vacina) para proteção da minha família também — resume o funcionário público.
A dona de casa Ivete Vedana, 59, terceira a chegar ao postinho, conta que os sogros e o marido já receberam a imunização contra a covid-19. Ela esperava ansiosa por sua vez:
— Estou feliz por receber a vacina. Tomara que dê tudo certo para todo mundo que espera a imunização. É muito importante, mas a gente tem que continuar se cuidando — diz.
Ao todo, 20 pessoas de 59 anos devem receber a imunização até o fim da tarde. Na quarta-feira estão previstas as aplicações de mais cinco doses e ainda há mais 15 vacinas estocadas para este público.
A ampliação da faixa etária em ordem decrescente depende da chegada de novas doses, conforme explica o secretário de Saúde e Assistência Social, Odir Boniatti. Mesmo assim, pessoas de 58 anos que desejarem agendar a aplicação ou se informar sobre as doses podem entrar em contato pelos telefones (54) 3296-1749 e (54) 3296-1747.
— De 60 anos para mais, nós praticamente concluímos. Comorbidades também estamos bem adiantados. A questão é a chegada de vacinas. À medida que elas vão chegando, nós vamos aplicando. Mas, na minha opinião, estamos indo muito bem— avalia o secretário.
Até a manhã desta terça, Nova Pádua já havia aplicado 1.052 vacinas referentes à primeira dose, o que significa que mais de 41% da população já recebeu parte da imunização contra a covid-19.
Na segunda-feira, Nova Roma do Sul, vizinha de Nova Pádua, imunizou 120 pessoas de 56 anos ou mais. As doses para este público esgotaram-se. Na região, Veranópolis e Gramado pretendem começar a imunizar a população geral, fora dos grupos prioritários, na semana que vem. Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Farroupilha informaram que ainda não têm expectativa de ampliar a imunização para estes públicos nos próximos dias.