A esperada neve prevista pelos meteorologistas para esta semana foi registrada em São José dos Ausentes, por volta das 14h30min desta segunda-feira (28). A Somar Meteorologia confirma o fenômeno. Pela manhã, a cidade dos Campos de Cima da Serra já havia registrado chuva congelada.
À tarde, equipes da secretaria de Turismo registraram em vídeos e fotografias a neve na área central do município. Há relatos de que nevou também na região do Cânion Rocinha, no interior da cidade.
— Nevou de cinco a dez minutos. Não chegou a acumular neve, mas conseguimos registrar, e se fosse em maior quantidade acumularia — garante a secretária de Turismo, Aline Ramos.
O meteorologista da Somar, Fábio Luengo, confirma o fenômeno.
— Se confirmou a neve na região dos Campos de Cima da Serra, como havia sido previsto. Já a continuidade mudou conforme os mapas. A chance maior é que neve até por volta das 22h desta segunda-feira.
Ele explica ainda que nesta terça-feira (29) a tendência é de que as temperaturas fiquem ainda mais baixas, mas sem chance de neve.
— Quando temos frio com umidade, há chuva congelada e neve, e sem a umidade é a geada. A previsão é de uma terça-feira com temperaturas negativas e geada na Serra. E na quarta-feira (30), há chances de geada em praticamente todo o Rio Grande do Sul, especialmente, na Serra.
De acordo com a Somar, os termômetros devem marcar 4 graus negativos em São José dos Ausentes nesta terça-feira.
Santa Catarina
Santa Catarina também registrou as primeiras ocorrências de neve do ano, na manhã desta segunda-feira, informou a Agência Brasil. O fenômeno foi observado em Água Doce e Irani, na região Oeste, e em Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, cidades que ficam no Planalto Sul catarinense, conforme o Ciram/Epagri, órgão que monitora o clima em Santa Catarina.
Em São Domingos, Abelardo Luz e Lages, houve a ocorrência de chuva congelada. Os dois fenômenos, neve e chuva congelada, estão associados à combinação entre umidade, a presença de uma frente fria, e de frio, com o avanço de uma massa polar para o Sul do Brasil.