As baixas temperaturas e a umidade registradas no início da manhã desta segunda-feira (28) resultaram em chuva congelada em São José dos Ausentes. Moradores do interior do município gravaram o fenômeno por volta das 8h, que foi confirmado pela Somar Meteorologia.
No começo da manhã, o termômetro marcava 1,8°C na cidade, mas a sensação térmica era em torno de -3°C. Um dos vídeos foi registrado por Anápio Pereira na área do Pico Monte Negro, o ponto mais alto da cidade. O outro vídeo é na região da Várzea, quase divisa com Bom Jardim da Serra (SC).
O meteorologista Celso Oliveira confirma a presença de chuva congelada nos Campos de Cima da Serra:
— As temperaturas estão muito frias e a chuva, ao passar por essa camada de ar mais frio, acaba congelando, o que origina esse fenômeno que tivemos em São José dos Ausentes
Ele ressalta que segue, para a noite desta segunda, a previsão de neve para as cidades da região.
— Segue a possibilidade de neve entre o final da tarde desta segunda ainda, principalmente entre a noite e a madrugada. É mais provável que neve em regiões mais altas, tanto em São José dos Ausentes quanto em Cambará do Sul, Bom Jesus e Vacaria — explica.
Mas o meteorologista alerta os turistas sobre a velocidade dos ventos na região:
— A chance é realmente no interior, em pontos mais altos, como a área do Pico Monte Negro, onde foi registrada chuva congelada. Alerto que esses lugares não têm proteção ou abrigo, e os ventos previstos para a região estão em 90 quilômetros por hora. A sensação térmica estará muito baixa.
Ainda segundo Oliveira, as temperaturas na quarta-feira (28), quando o céu deve ficar mais claro, devem ser negativas na Serra.
Expectativa de neve em Ausentes
A secretária de Turismo de São José dos Ausentes, Aline Ramos, afirma que desde a semana passada a busca por hotéis aumentou no município em função da previsão de neve.
— Está baixando rápido a temperatura e está muito úmido. O frio atrai os turistas e movimenta toda a nossa rede hoteleira. Na última semana começou a intensificar a procura de turistas. Muitos que iam embora decidiram ficar na cidade também — afirma ela.
Neve x chuva congelada
A neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados. Esses cristais são formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera.
Já a chuva congelada é tipo um granizo miúdo que faz barulho quando cai. Em muitos casos, o fenômeno antecede a neve em si e por isso é fácil confundir as duas coisas.