Os gaúchos podem preparar os casacos e as máquinas para fotografias. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão de neve segue firme e os flocos gelados devem cair no interior de Bom Jesus, na serra gaúcha, entre a noite de segunda-feira (28) e a madrugada de terça-feira (29). O fenômeno será possível graças a presença de uma massa de ar polar em choque com um ciclone extratropical na costa do RS.
Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar, explica que o avanço da frente fria pelo sul do país — neste momento, fixada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina - deve provocar, nas próximas horas, a diminuição das chuvas e a queda das temperaturas.
— Com o afastamento dessa massa e o fim da chuva, as temperaturas devem cair ainda mais — reforça Maria Clara. — Mesmo assim, segue a possibilidade de neve.
No momento, segundo a Somar, o ciclone extratropical - que afeta a mudança climática - está no oceano e a frente fria associada sobre o território gaúcho. A movimentação dos dois fenômenos geram a possibilidade de neve.
— A neve deve ocorrer nos pontos mais altos dos campos de cima da Serra, na parte de Bom Jesus e São José dos Ausentes, mantendo a previsão dos últimos dias — afirma Maria Clara.
A última vez em que nevou na serra gaúcha foi em 20 de agosto de 2020, quando o fenômeno foi registrado em sete municípios: São José do Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Jaquirana.
Frio
Com a diminuição das chuvas, os termômetros das cidades do Rio Grande do Sul registraram queda. A Somar apurou que a mínima mais baixa em todo o Estado foi registrada em Uruguaiana, com 6,9ºC. A estação meteorológica do Inmet também marcou, na sequência, 7,7ºC em Santiago e 7,8ºC em Quaraí.
Em Porto Alegre, a mínima da manhã deste domingo foi 12,9ºC. Conforme a Somar, o tempo segue instável, porém a chuva deve aparecer com menos intensidade.
Há risco de novos temporais somente na metade norte e leste — com chance de raios, vento forte e até granizo. No Litoral e na Serra, as rajadas de vento podem ficar entre 60 km/h e 80 km/h.