A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) começa a distribuição de mais doses de vacina AstraZeneca aos 49 municípios da Serra nesta quinta-feira (24). Serão 19.660 unidades destinadas à aplicação de segunda dose na população. Nesta quarta-feira (23), equipes da 5ª CRS retiram a 11ª e a 12ª remessas, com 3,5 mil e 16.160 doses, na Central de Armazenamento, em Porto Alegre. De acordo com a titular da CRS, Claudia Daniel, o Estado libera as vacinas aos poucos, de acordo com o calendário vacinal das cidades.
Até esta quarta-feira, a CRS recebeu 335.780 doses de AstraZeneca desde o início da imunização de covid-19. Quanto a CoronaVac, foram 281.270, e mais 43.836 da Pfizer — esta última ainda não foi recebida para a segunda dose. Mais de 526 mil imunizantes da AstraZeneca chegaram no Aeroporto Salgado Filho na última segunda-feira (21), mas estas ainda estão armazenadas por orientação o Ministério da Saúde.
Carlos Barbosa tem esquema rápido de aplicação, garante secretária
O município de Carlos Barbosa foi citado como um dos que estariam com falta de imunizante para aplicação da primeira dose no Rio Grande do Sul pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS). Questionada, a secretária de Saúde da cidade, Lenice Nery, afirmou que a metodologia utilizada pela pasta promove rapidez nas aplicações. O município vacinou na última segunda-feira pessoas entre 53 e 55 anos, mas aguarda a chegada de novas unidades para dar continuidade.
— Dá a impressão que está faltando, mas é por conta da nossa metodologia. Há municípios que decidem aplicar, por exemplo, 50 por dia. Aqui nós vencemos as 336 doses que recebemos na segunda-feira em duas horas. Funcionamos assim desde o início — diz.
Segundo Lenice, a próxima etapa, que seguirá com pessoas entre 53 e 52 anos, será iniciada assim que a nova remessa for retirada na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Caxias.
Feliz lidera velocidade nos registros de aplicação das doses
Um balanço da 5ª CRS aponta que cinco das 49 cidades da regional estão com quase a totalidade de vacinas já recebidas, aplicadas na população. Os dados não se referem à cobertura vacinal dos moradores, mas são a média de doses já efetuadas em relação ao que já foi recebido pela 5ª CRS. As cidades de Feliz, no Vale do Caí; São Vendelino, Vila Flores, São José dos Ausentes e Jaquirana, na Serra, tem ampla aplicação com média de 98% a 100% já realizadas.
De acordo com a titular da CRS, Claudia Daniel, é possível que outros municípios também tenham vacinado de forma adequada, mas pode haver atraso no sistema do Ministério da Saúde. Outro fator para as cidades que não apresentam índices muito favoráveis sobre a velocidade da aplicação — as cidades não foram divulgadas — seria a pouca adesão da população. Mas essa possibilidade é quase descartada.
— Não é nem questão de aplicação, mas de registro no sistema para compilação de dados. Temos alguns municípios com percentual abaixo do esperado, mas pode ser pelo atraso do sistema, que pode levar até uma semana para atualizar — ressalta Claudia.