A falta de imunizantes contra a covid-19, que levou à interrupção da oferta de primeiras doses em Porto Alegre, se espalha pelo Rio Grande do Sul e afeta um número crescente de municípios. Entre os locais com dificuldade de estoque estão grandes centros como Canoas, Santa Maria, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
Até o final da manhã desta quarta-feira, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) já havia recebido relatos de suspensão das aplicações iniciais em pelo menos duas dezenas de cidades. Mas esse número pode ser maior.
No começo da tarde, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que um lote de 147.200 doses da Pfizer está previsto para chegar em um voo às 14h de quinta-feira (24), e outro com 195.600 doses da CoronaVac deve desembarcar no Aeroporto Salgado Filho às 6h10min. Ainda faltava confirmar a data de recebimento de 91,8 mil doses da Janssen. A SES informou por meio da assessoria de comunicação que, com essas remessa, "o problema de falta de doses deve ser resolvido".
Enquanto as novas cargas não chegam, o cenário segue se agravando. No WhatsApp do presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos, as mensagens de gestores municipais de diferentes regiões do Estado já se acumulavam antes das 11h de quarta. “Recebemos as doses segunda de tarde e já vacinamos. Estamos sem doses!!”, avisava um colega de Carlos Barbosa, na Serra. “São Gabriel paramos hoje”, dizia outro recado. “Santa Maria faz mais amanhã os 43 anos. Na sexta, sem doses D1”, indicava mais uma mensagem.
Jaguarão também esgotou as reservas. Canoas teria condições de manter as aplicações até quinta-feira, e, em Esteio, a informação era de que os estoques já estavam terminando. Há ainda relatos de interrupções em outros municípios de menor porte como Selbach, Serafina Correa, Julio de Castilhos, entre outros (veja lista parcial abaixo).
A prefeitura de Novo Hamburgo anunciou que irá suspender a realização de drive-thrus a partir de quinta por falta de imunizantes. O município irá manter a aplicação de primeiras doses, porém, por meio de agendamento.
— É uma pena termos que interromper os drive-thrus. Já demonstramos que podemos vacinar uma grande quantidade de pessoas por dia. Precisamos que o Ministério da Saúde encaminhe mais vacinas. Manda mais que a gente faz — afirma a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt.
Em sua página no Facebook, a prefeitura de São Leopoldo informou que foram aplicadas "todas as doses disponíveis para o público em geral e com comorbidade", e "aguarda recebimento de novas doses. Vacinação prossegue nas indústrias, conforme regras do Programa Nacional de Imunizações". Na avaliação do Cosems, o principal motivo para os crescentes problemas foi um atraso nas remessas federais.
— Atualmente, a dificuldade está em um breve atraso na entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde para a primeira dose — afirma Maicon Lemos.
Um dos obstáculos é o atraso no envio do lote de imunizantes da Janssen, que chegou a ser previsto para terça-feira da semana passada, mas chegará somente nos próximos dias e em quantidade abaixo do previsto. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) estimava o recebimento de 140 mil doses, por exemplo, mas deverá contar com 91,8 mil.
Outro fator que interferiu no cronograma, segundo o diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, é a reserva para aplicação complementar de todas as 526,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca que desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho na manhã de segunda-feira (21). A orientação de guardar os frascos veio do Ministério da Saúde.
— A estimativa inicial do Ministério da Saúde não indicava que todo esse lote da AstraZeneca seria reservado para segunda dose, o que até acho coerente para ninguém ficar sem essa aplicação. Mas acabamos ficando na dependência de chegarem novas remessas — afirma Ritter.
Municípios com relato de falta de vacinas para primeira dose
- Canoas (estoques disponíveis até quinta, 24)
- Carlos Barbosa
- Esteio (últimas doses)
- Guabiju
- Jacuizinho
- Jaguarão
- Júlio de Castilhos
- Mato Queimado
- Montauri
- Monte Belo do Sul
- Nova Palma
- Novo Hamburgo (interrompe drive-thrus a partir de quinta e mantém agendamentos)
- Pinhal Grande
- Progresso
- Santa Maria (até sexta, 25)
- Santa Tereza (até esta quarta, 23)
- São Gabriel
- São Leopoldo (prossegue apenas nas indústrias)
- São Vicente do Sul
- Selbach
- Serafina Corrêa
- Vila Nova do Sul
Fontes: Cosems/RS e prefeituras