A prefeitura de Bento Gonçalves publicou nesta quinta-feira (3) um decreto em que restringe o horário de funcionamento de bares, restaurantes, pubs, lancherias e outros estabelecimentos semelhantes. A abertura desses locais agora está proibida das 23h59min às 5h. A medida foi adotada diante do avanço da covid-19 na cidade e superlotação da UTI do Hospital Tacchini, que decreto colapso do sistema na quarta-feira (2).
Depois da instituição de saúde oficializar ao município a situação crítica, uma reunião do Gabinete de Crise decidiu medidas a serem tomadas. Uma delas é a ampliação da estrutura de atendimentos junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Botafogo, inclusive com testagem para o coronavírus na própria tenda. Além disso, a organização de insumos será feita junto ao hospital e haverá remanejamento de profissionais dos postos de saúde para a UPA. A prefeitura promete ainda reforço na fiscalização e conscientização sobre os protocolos de prevenção ao vírus.
— A partir de hoje estão sendo algumas restrições maiores. Se essas restrições serão suficientes, não tem como afirmar neste momento. A gente faz a partir de hoje essas novas restrições e continua fazendo a monitorização dos números e dos casos. Então, dentro dos próximos dias, se a gente entender que foi suficiente, a gente vai continuar nessa maneira. Se entendermos que não surtiu efeito, é possível que tenhamos de fazer algumas restrições maiores — explica a secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
Dados desta manhã do governo do Estado mostram que são 59 pacientes precisando de UTI em Bento Gonçalves e o município tem 45 leitos no total.