A vacinação contra a gripe segue sendo realizada na região. Em Caxias do Sul, pessoas de 60 anos ou mais, professores e demais profissionais da educação podem ser vacinados. A dose estará disponível até dia 8 junho nas 47 Unidades Básicas de Saúde, com exceção da São Vicente e incluindo as quatro Unidades Básicas Vacinadoras. O horário é das 8h às 16h, sendo das 8h às 18h nas UBSs de horário estendido (Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário). Além disso, até sábado (15) também será possível fazer a vacina na UCS, FSG, Faculdade Anhanguera e Faculdade Fátima das 8h às 17h.
Para ser vacinado é preciso apresentar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (opcional). Profissionais da educação também devem levar carteira ou contrato de trabalho ou então o contracheque.
Pessoas que faziam parte da primeira etapa de vacinação contra a influenza também podem procurar uma das 47 UBSs e fazer a vacina. O público desta fase são crianças (de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) e profissionais de saúde. Para esse público, a vacina não é feita nas quatro instituições de ensino, apenas nas UBSs. A secretaria Municipal da Saúde alerta que é preciso observar o intervalo de 14 dias entre as doses da vacina contra a covid-19 e contra a gripe. Segundo a prefeitura, até o momento foram vacinadas 24.438 pessoas do grupo da etapa 1.
Em Farroupilha, nesta sexta-feira (14) a vacina contra a gripe será aplicada em idosos a partir de 60 anos e em professores que não se imunizaram nas etapas anteriores. A vacinação ocorre na Universidade de Caxias do Sul – Campus Farroupilha, no formato drive-thru, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.
Os professores devem apresentar contracheque, carteira de trabalho, carteira do sindicato ou declaração da direção da escola atestando ser professor. Idosos devem apresentar CPF e documento com foto.
Crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde que não se vacinaram contra a gripe nas etapas anteriores, podem ser imunizados nos postos de saúde. O horário de atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.