Um dos momentos mais aguardados do ano para todos os brasileiros sem dúvidas é o da aplicação da vacina contra a covid-19. Para que a campanha se realize, é necessário movimentar um elevado número de profissionais da saúde que trabalham também em feriados e finais de semana para vacinar a população. E nesses dias de vacinação o que vem comovendo os trabalhadores da saúde são os presentes que eles recebem da população, além dos olhares de gratidão e esperança.
A cirurgiã dentista Luciana Benfica Abrão, 47 anos, envolveu-se nos trabalhos de vacinação em Caxias do Sul auxiliando no preenchimento das carteirinhas e planilhas. Segundo ela, muitas pessoas levam mimos como flores, caixas de bombom, pasteizinhos e lanches.
— Recebemos gratidão de todos, ela está no olhar das pessoas juntamente com o sentimento de alívio da pessoa que recebe a vacina e da família que acompanha. No momento da vacinação quem está trabalhando acaba sendo a personificação da vacina, naquele momento a pessoa nos agradece, mas, na verdade, está agradecendo ao SUS, ao Instituto Butantã, à Fio Cruz. O agradecimento deles é muito maior e para agradecer quem está trabalhando tem esses gestos — afirma.
Um dos presentes foram flores que deixaram Luciana e a equipe muito felizes. Segundo ela, foi um senhor que depois de fazer a vacina parou na floricultura da esquina, comprou as flores e pediu que fossem entregues a todos os profissionais que estavam trabalhando.
A enfermeira da Saúde da Mulher em Caxias do Sul Silvana Brondani Vargas, 43, trabalha na vacinação desde os primeiros drives-thrus e, segundo ela, os presentes são as formas de agradecimento da população.
— Tivemos um reconhecimento muito bom da população, ganhamos muitas coisas. Recebemos flores, muitos chocolates, máscaras, rapadura, bolinhos ingleses, pastéis e até uma moranga. Algo diferente foi a participação de um grupo de jovens que levou um lanche e água, entregaram um livro e fizeram uma oração para nós em reconhecimento ao trabalho e para que tivéssemos saúde. Teve uma cartinha de uma senhora que deu também dois sacos de bombom e um cartaz também em agradecimento ao SUS.
Olhares de gratidão
A enfermeira Rosiane Wagner dos Reis, 40, é gerente das UBSs Cruzeiro e Bela Vista e, de acordo com ela, algumas situações marcam bastante na hora do trabalho.
— Não é nem muitas vezes a questão do ganhar o presente, mas sim a questão do olhar de gratidão. Para nós, enquanto profissionais de saúde, que estamos vivendo um momento muito conturbado, que é novo pra todo mundo, só um olhar daquela pessoa que é vacinada enche muito o nosso coração de alegria.
Rosiane já recebeu um buquê de orquídeas, chocolates, bolo, sabonetes e maçãs durante a vacinação. Segundo ela, esse é um momento carregado de significados.
— O nosso papel está sendo importante nesse momento de luta, porque estamos lutando pela vida. Trabalhamos na linha de frente em feriados e finais de semana em luta pela vida. É muito gratificante para nós estar levando esperança para cada paciente vacinado.
A enfermeira e coordenadora do Programa Dente na Boca de odontologia preventiva de Caxias do Sul, Mirian Claire Sartor Pedroni, 62, salienta que receber os mimos é uma grande emoção, pois não se espera que as pessoas tenham todo esse carinho e reconhecimento. Os presentes são variados: cartinhas, bombons, bolo, mimos de artesanato.
— Tu estás levando uma esperança tão grande para eles que é uma coisa incrível. É imensurável a esperança deles, seja no bater palmas, no cantar pra nós, é muito bacana. Não estamos fazendo isso para receber algo em troca, mas é muito automático deles, é de coração e para nós é gratificante.
Em Farroupilha, Paulina Inês Guisso, 61, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, conta que a equipe já recebeu vários mimos, principalmente cartões de agradecimento desejando saúde e parabenizando os profissionais.
— Com os presentes ficamos bem motivadas e é muito bom trabalhar com esse clima de agradecimento. Já recebemos caixas de caqui, sacolas de bergamota, pacotes e caixas de bombom.