As últimas semanas foram de contagem regressiva para Dalva Maria Mentta Mazzochi. Assim que ela soube que as aplicações da vacina contra a covid-19 chegariam aos 60 anos em Caxias do Sul, comemorou. A administradora de empresas, atualmente aposentada, não via a hora de chegar o momento de, finalmente, receber a imunização. Por conta do tão esperado momento, Dalva começou a pensar nas pessoas que se envolvem para fazer todo o processo acontecer. Um dia antes, providenciou uma caixa com seis pequenos vasos de violetas e imprimiu um bilhete, que fixou às flores manualmente com um laço.
— Fiz tudo na corrida, imprimi e cortei as fitinhas, tudo na sexta-feira. Eu queria fazer alguma coisa para demonstrar minha gratidão. Eu gostaria de apertar a mão desde o cientista que esteve envolvido na criação da vacina até a pessoa que aplicou no meu braço. Um sábado lindo de sol e eles lá trabalhando com sorriso nos olhos, nenhum de má vontade— disse.
Às 6h45min, Dalva saiu de casa, no bairro Sagrada Família, acompanhada do marido, Carlos, e da amiga Margarete de Souza. Às 9h20min, ela foi vacinada no drive-thru da antiga Maesa, na Rua Plácido de Castro. Emocionada, afirmou:
— Foi a melhor fila que enfrentamos!
Dalva não foi contagiada pela covid-19, ao contrário da maior parte de sua família. Além do marido, positivado em setembro do ano passado, ela teve dois irmãos, três cunhados, e sobrinhos que já passaram pelas complicações do vírus. O marido ficou isolado dentro de casa até se recuperar. Carlos foi vacinado no dia em que completou 62 anos, em 14 de abril.
— Eu sempre defendi o que a ciência está fazendo. Tive uma feliz expectativa quando percebi que seria uma das próximas — relata Dalva.
Uma das expectativas após a segunda dose será ver a filha, Anne Caroline, que visita a mãe apenas à distância, sem entrar na residência.
— Ela estava mais ansiosa que eu esperando essa vacina, até chorou — conta Dalva, que sofre de diabetes e alterações na pressão.
As flores foram distribuídas para a equipe pela enfermeira Juliana Fugalli, que organiza a vacinação do drive-thru da Maesa.
— Eu repassei no mesmo momento para cada posto de vacinação. Todos aplaudiram em consideração e respeito a este ato de gentileza conosco— disse.
O sábado foi marcado pela aplicação de primeira dose da vacina para as pessoas com mais de 60 anos em Caxias do Sul. Para isso, três drive-thrus estiveram em operação. Além da Maesa, os Pavilhões da Festa da Uva e o Shopping Villagio Caxias receberam o público-alvo. No início das aplicações, às 8h30min, até por volta das 10h, houve transtornos no trânsito na região da Plácido de Castro por conta da alta procura, somada ao público que foi à Feira do Agricultor na Rua Dom José Barea, próximo ao posto de vacinação.
Outra opção para pessoas com 60 anos ou mais é procurar sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estarão dedicadas a esta faixa etária na segunda-feira (26) e na terça-feira (27). São elas: Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário. O horário é das 10h às 16h. Para ser vacinado é obrigatório levar documento oficial com foto e CPF. Se o idoso tiver Cartão SUS, deve apresentá-lo também.