A vacinação de pessoas com 60 anos ou mais contra a covid-19 gerou grandes filas e lentidão no trânsito na manhã deste sábado (24) no drive-thru da antiga Maesa, na Rua Plácido de Castro, em Caxias do Sul. Esse é um dos três drive-thrus onde ocorre a vacinação na cidade, até às 14h. Por volta das 9h30min, a fila de veículos que partia da Rua Plácido de Castro passava pela Pedro Tomasi, Tronca e chegava até a Treze de Maio. Para evitar maiores transtornos, ficais de trânsito estavam orientando os motoristas para irem até o ponto de vacinação instalado no Shopping Villagio Caxias, onde o movimento está mais baixo. Já nos Pavilhões da Festa da Uva, a procura pela imunização também é alta, mas, como o espaço do estacionamento é amplo, os carros conseguem ficar no interior do parque, sem causar transtornos ao trânsito.
Após aguardar por cerca de duas horas no drive-thru da Maesa, Silvana Marta Vist, 60 anos, estava perto do ponto de aplicação por volta das 9h30min. Ela e o marido, Geraldo Steffens, chegaram cedo na fila, por volta das 7h50min, pouco depois de saírem de casa, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
— Achava que seria bem mais demorado, mas está bem organizado. Acho até que foi rápido.
Enquanto aguardava na fila, o casal aproveitava para ouvir música em um pequeno caminhão, utilizado na empresa de móveis sob medida de propriedade deles.
— Vim acompanhá-la. O pessoal que reclama tem que vir cedo (risos) — orientou Steffens.
Além das filas causadas pela vacinação, a Feira do Agricultor, que ocorre na Rua Dom José Baréa, paralelamente à Rua Plácido de Castro, também reúne o público na região. Um dos feirantes, que não quis se identificar, comentou que a vacinação fez com que o movimento reduzisse, já que os clientes relatam que não encontram vagas de estacionamento nas imediações.
Vacinação nas UBSs
Pessoas com 60 anos ou mais que não puderem buscar os pontos de vacinação contra a covid-19 na modalidade drive-thru neste sábado pode receber o imunizante nesta segunda (26) e terça-feira (27). Nestes dois dias, a vacinação será realizada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para aplicação da primeira dose. São elas: Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário. O horário é das 10h às 16h. Para ser vacinado é obrigatório levar documento oficial com foto e CPF. Se o idoso tiver Cartão SUS, deve apresentá-lo também.
Vale lembrar que todos os pontos de vacinação fazem coleta de alimentos não-perecíveis, destinados ao Banco de Alimentos.