A menor temperatura do ano no município de São Francisco de Paula, registrada por volta das 4h desta quarta-feira (28), representa otimismo para o turismo na cidade dos Campos de Cima da Serra. Mesmo que a previsão não aponte a repetição desta temperatura no fim de semana, a média prevista de 10°C pela manhã nos próximos dias deverá atrair curiosos e apaixonados pelo frio da região.
São Francisco de Paula, que já fez severas restrições de serviços para frear internações por covid-19 no hospital, agora mira na recuperação dos setores. O lugar é um destino procurado por pessoas que buscam tranquilidade e contato com a natureza.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Cultura e Desporto, Rafael Castelli Costa, o município receberá as pessoas tomando todos os cuidados necessários para a prevenção do contágio por coronavírus.
— O turista que vem é muito responsável, assim como nossa rede de hotéis e restaurantes. O friozinho chegando nos mobiliza — diz.
De acordo com Castelli, os próximos dias podem representar um alento ao empreendedor local:
— Sabemos o quanto o turismo foi impactado, o quanto passou por seríssimas restrições por muito tempo. Agora se reinicia um movimento.
Fernando Stalliviere, presidente da Associação de Turismo, garante que os estabelecimentos (hotéis, pousadas, restaurantes, agências de turismo) vão seguir os protocolos contra a covid-19. Segundo ele, até agora, 60 integrantes da associação, o que corresponde a 80%, efetivaram a adesão ao selo de segurança ofertado pelo governo federal. Quem tem o selo, segundo Stalliviere, pode operar com 50% da capacidade.
— O fim de semana deverá ser de aumento médio de 40% na rede hoteleira. Já vínhamos numa crescente porque são Francisco de Paula se destacou como um turismo seguro. Aprendemos a trabalhar nessas condições — acredita.
Destino para dias de folga
O casal Mara Cristina Becker, 31 e Regis Kist, 50, tiraram alguns dias desta semana para descansar em meio ao ar de natureza de São Francisco de Paula. Hospedados em frente ao Lago São Bernardo, ponto turístico do município, eles passeavam e tomavam chimarrão por volta das 10h desta quarta-feira na companhia do outro casal, Bruna Fernanda Rieth, 31, e Fabrício Kist, 31.
— Está muito gostoso. Viemos conhecer essas maravilhas e vale a pena — disse Mara.
Para Regis, o frio é intenso, mas agradável:
— Morei na Suíça e lá o frio era mais seco, aqui tem mais umidade.