O frio estava prometido nos Campos de Cima da Serra para esta quarta-feira (28) e chegou com força. Em São Francisco de Paula, a madrugada foi a mais fria do ano no município, segundo a Somar Meteorologia. Às 4h, os termômetros marcaram 6°C. Três horas depois, às 7h, o principal termômetro da cidade, localizado na Avenida Julio de Castilhos, sinalizava 7°C.
Segundo dados da Somar, o dia de mais frio até então em São Francisco de Paula havia sido a segunda-feira (26), com 8,3° registrados às 7h. Na terça-feira (27), 9,3° marcaram o amanhecer.
Ainda no início desta manhã, o tempo é firme em um dos municípios mais frios e turísticos da Serra. Com sol já desde cedo, o dia também começou marcado por umidade e neblina. Em trechos da área rural do município, o orvalho dominava os campos no início da manhã.
Apressada a caminho do trabalho, a auxiliar de cozinha Vanusa Maciel, 40 anos, andava a passos rápidos na tentativa de não passar muito tempo no frio das 7h. Ela acordou às 5h30min para ir trabalhar em uma lanchonete do Centro.
— Hoje está muito mais frio que nos últimos dias, mas está bom porque eu gosto. E acho que pode atrair pessoas também, sempre aparecem turistas, né? — espera.
Vanusa, que é de Bom Jardim da Serra (SC), mora em São Francisco de Paula há cinco anos:
— Lá também era frio, então estou acostumada.
Chamando a atenção de quem passava pela Avenida Julio de Castilhos nessa manhã gelada, o atendente Robson Pacheco, 17, vestia apenas calça e camiseta branca de manga curta às 7h30min. Ele trocou Florianópolis pela tranquilidade de São Francisco de Paula há dois anos e, mesmo no frio, caminhava como se estivesse em pleno verão:
— Hoje está agradável (risos). O grande segredo para não sentir frio é levantar às 5h30min, tomar água e "puxar caixa" (de frutas).
Frio intenso perde força na próxima semana
De acordo com o meteorologista da Somar Fábio Luengo, esta quarta-feira representou o pico do frio em São Francisco de Paula nesses últimos dias de abril. O mês de maio, que se inicia no fim de semana, deverá ter termômetros em alta. Os primeiros dias deverão seguir frios, com mínimas de 10°C, mas a próxima semana, que vem com instabilidade e nebulosidade, terá mínimas de 14°C.