As escolas da rede municipal e estadual de Caxias do Sul pretendem retomar as aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (3). De acordo com a titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Viviani Devalle, até a sexta-feira (30) as escolas vão avisar as famílias sobre o retorno e se preparar para receber os alunos. Na tarde desta quarta-feira (28), a coordenadoria fará um encontro virtual com as 118 escolas da região para detalhar o assunto.
A volta é garantida pelo novo decreto publicado pelo governo do Estado na terça-feira (27), que altera o modelo de distanciamento controlado e libera o retorno presencial para todos os níveis de ensino no RS.
— Nossa intenção é organizar as escolas e retornar na segunda-feira com o Ensino Fundamental I e depois com os demais níveis. Estamos alinhando com os colégios — explica Viviani.
A secretária de Educação de Caxias do Sul, Sandra Mariz Negrini, lembra que o retorno ao ensino presencial não é obrigatório, sendo que são os pais que vão decidir se os filhos vão voltar às salas de aula. Contudo, as famílias também são comunicadas que as crianças precisam manter o vínculo com a escola.
— As escolas estão com os planos de contingência validados. Estamos organizando também a questão do transporte escolar: são mais de 130 roteiros que temos que fazer e todos esses ônibus também têm protocolos sanitários que devem ser seguidos. São várias regras, como a presença de monitores, aparelho de medição de temperatura e álcool gel disponível para manter a segurança no trajeto também — detalha.
Sandra ressalta ainda que as crianças precisam passar por um período de adaptação que será organizado com as famílias:
— As crianças da educação infantil e do primeiro ano pouco ou quase nada interagiram presencialmente nesse ano e têm que se adaptar a essa nova rotina. A escola tem esse papel educacional.
Em Nova Pádua, as aulas presenciais na rede estadual recomeçam nesta quinta-feira (29), segundo a coordenadora. A cidade tem uma escola estadual, a Luiz Gelain. Ela ressalta que as equipes estão orientando as famílias e reforçando a série de cuidados para evitar o contágio de coronavírus:
— Vamos seguir as regras de manter 1,5 metros de distanciamento entre um aluno e outro, lembrando que mas não tem mais a regra de 50% dentro da sala, mas sim, essa questão da distância. Tudo é adequado respeitando a realidade de cada escola — destaca Viviani.
As escolas municipais também se preparam para retomar o ensino presencial. O município já comunicou às escolas por ofício que as aulas serão retomadas presencialmente, mas de maneira escalonada, a partir da próxima segunda também.